O governo federal anunciou, na quinta-feira, 26 de outubro, a criação do Comitê de Enfrentamento da Desinformação sobre o Programa Nacional de Imunizações e as Políticas de Saúde Pública. Esta iniciativa visa combater a propagação de informações incorretas sobre vacinas e saúde pública, contribuindo para a recuperação das altas coberturas vacinais no país.
O que você precisa saber:
Ações contra desinformação
Entre as ações planejadas pelo comitê estão: a proposição de estratégias, o levantamento de subsídios, a articulação entre os entes federados e a sociedade civil, a promoção de pesquisas, o uso de recursos técnico, e a implementação de políticas públicas destinadas a combater a desinformação relacionada ao Programa Nacional de Imunizações e às políticas de saúde pública.
Para isso, o comitê realizará reuniões ordinárias mensais e convocará encontros extraordinários quando necessário. Além de seu papel no Comitê de Enfrentamento da Desinformação, o programa “Saúde com Ciência” deve promover a cooperação interministerial, a comunicação estratégica, a capacitação, análises e a responsabilização como princípios fundamentais.
Este programa também busca disponibilizar informações confiáveis sobre vacinação e combater notícias falsas por meio do portal Saúde com Ciência. Os cidadãos terão a oportunidade de submeter informações duvidosas para esclarecimento sobre seu conteúdo.
Fonte: Olhar Digital
Comentários