Só no Brasil, o câncer de pele representa 33% dos casos da doença, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Nos Estados Unidos, um menino de 14 anos criou um protótipo de sabonete que ajuda no combate da doença e custaria menos de US$ 10 (ou seja, menos de R$ 50). Na prática, o produto reativa a capacidade das células mortas pelo câncer de se protegerem e curarem.
Inspiração para o sabonete contra o câncer
O criador do sabonete é Heman Bekele, um adolescente de 14 anos dos Estados Unidos. Em abril, ele submeteu um vídeo de dois minutos com sua ideia para a premiação 3M Young Scientist Challenge, que seleciona jovens do quinto ao oitavo ano para “mudar o mundo”.
Este mês, após competir com outros nove jovens, ele venceu o troféu de Melhor Jovem Cientista da América, depois de criar um protótipo junto de sua mentora.
Ao The Washington Post, Bekele contou que a inspiração para o protótipo veio de sua infância, quando morava na Etiópia. Ele refletia se as pessoas que via trabalhando debaixo do sol sabiam dos impactos dessa exposição e, agora, quis criar algo que pudesse ajudar no combate ao câncer de pele, uma das consequências dessa exposição.
Sabonete contra o câncer de pele
Fonte: Olhar Digital
Comentários