A partida entre Royal Antwerp e Porto, pela terceira rodada da Liga dos Campeões, certamente não era dos jogos mais aguardados da disputa. Mas como o futebol é pródigo em momentos ímpares, Pepe e Evanilson entraram para os livros de história.
Nesta quarta-feira (26), Pepe entrou em campo aos 40 anos e sete meses de idade. O defensor superou simplesmente Alessandro Costacurta para se tornar o jogador de linha mais velho a disputar uma partida de Champions. A lista ainda conta com o lendário Ryan Giggs. O líder geral dessa estatística é o goleiro italiano Marco Balotta, que jogou pela Lazio com 43 anos, oito meses e oito dias.
Nascido em Maceió, o zagueiro Pepe foi formado no Corinthians de Alagoas e, rapidamente, se transferiu para Portugal. Mais de duas décadas depois, o defensor segue na ativa e é peça importante e capitão do Porto de Sérgio Conceição.
A longa carreira de Pepe em solo português ainda proporcionou ao zagueiro uma oportunidade na seleção do país. Naturalizado, Pepe fez sua estreia pela equipe lusa em 2007 e segue nos planos do técnico Roberto Martínez.
Já no comando de ataque, a Cria de Xerém Evanilson foi o destaque na goleada do Porto por 4 a 1 diante do Royal Antwerp. O atacante entrou em campo aos 42 da primeira etapa em substituição ao brasileiro Wendell, que sentiu uma lesão.
Com pouco mais de um tempo de jogo para mostrar serviço, Evanilson anotou um hat-trick e ajudou os portistas a conseguirem uma bela vitória de virada.
Evanilson, atualmente com 24 anos, é o primeiro brasileiro na história da Liga dos Campeões a balançar as redes três vezes após sair do banco de reservas.
Essa lista é bastante seleta e conta com apenas sete jogadores. Destaque para Kylian Mbappé, Mohamed Salah e Marcus Rashford, que atingiram o feito por PSG, Liverpool e Manchester United.
40 anos, 7 meses: Pepe
40 anos, 6 meses, 28 dias: Costacurta
40 anos, 6 meses, 27 dias: Weir
40 anos, 4 meses: Giggs
40 anos, 2 meses: Mitropoulos
Fonte: Ogol
Comentários