Certamente a maioria das pessoas possui um dispositivo móvel como um celular, ou um computador, ou qualquer aparelho eletrônico que necessite de conexão USB. Mas o que significa? USB (Universal Serial Bus) é sigla em inglês para Universal Serial Bus (Porta Serial Universal, em português), tecnologia que permite a conexão de periféricos sem a necessidade de desligar o computador, além de transmitir e armazenar dados.
Os laptops utilizam a conexão USB para conectar periféricos, ou seja, teclado, mouse e modem. Já nos celulares usamos esse tipo de conexão nos carregadores. Então, estamos acostumados com os cabos USB, que se adaptam em vários tipos de aparelhos. Muito popular hoje em dia, esse tipo de tecnologia surgiu em 1995, mas foi fabricada para uso em computadores em 1997. Saiba mais sobre o histórico desse tipo de conexão tão usada.
A conexão USB também utiliza outro padrão, o Plug and Play (algo como plugar e rodar, em português), que além de transmitir, também armazena dados automaticamente. Com Plug and Play não é necessário instalar ou configurar nada para usar o dispositivo que foi conectado.
As versões de USB
A primeira versão desse tipo de conexão foi a USB 0.7. Em seguida veio o USB 1.0, em que a velocidade máxima para transferência era de 12 Mbps. A versão foi atualizada em 1998 para 1.1, com a unificação de interface para conectar diferentes dispositivos.
No ano de 2000, a atualização para 2.0 foi uma das mais importantes mudanças, com velocidade para 480 Mbps. Foi a partir dessa versão que essa tecnologia acabou sendo popularizada, incluindo dispositivos que dependiam de uma largura de banda superior. Isso inclui, por exemplo, pendrives, HDs externos e até mesmo monitores.
A versão 3.0 (USB Super Speed) foi lançada em 2009 e atinge velocidade de 5 Gbps. Esse padrão é uma fonte de energia 80% superior que as versões anteriores. Essa interface também apostou em pinos mais atuais e para diferenciar esse modelo, é só avaliar sua cor azul.
A versão 3.1 atinge velocidade de 10 Gbps e chegou rodeada de grande expectativa em função dos avanços de sua performance. A taxa de transferência é de cerca de 1,2 GB por segundo e sua potência máxima é de 100W.
Caçulinha potente
O mais recente é o USB-C, que é mais compacto e tem capacidade de transmitir vídeos com alta qualidade. É reversível, com encaixe em qualquer um dos lados. A velocidade máxima pode chegar a 10 Gbps, o que lhe confere capacidade para fazer a transmissão de vídeos com alta resolução como em 4K.
O padrão C tem mais facilidade em relação às versões anteriores e também com outros tipos de conexão. O carregamento de smartphones com essa conexão é muito mais rápido.
Com esse retrospecto podemos perceber uma contínua evolução no tipo de conexão USB, seja em velocidade, funcionalidade e capacidade de adaptação a outros dispositivos. Por outro lado, perde para os carregadores sem fio, que não dependem de uma fonte de energia durante o uso. É uma questão a ser levada em conta e que depende do tipo de uso e necessidade do usuário.
Fonte: Olhar Digital
Comentários