Ação ocorre em comemoração aos 20 anos da ‘Lei da Pessoa Idosa’
A Polícia Civil, por meio da Daiji (Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso), iniciou nesta quinta-feira (26/10) a Operação Virtudes em Dourados, em celebração aos 20 anos da Lei Nº 10.741, conhecida como ‘Lei da Pessoa Idosa’.
A operação tem abrangência nacional e visa conscientizar sobre os crimes de violência doméstica contra idosos, além de valorizar essa parcela da população. A delegada da Daiji, Andreia Alves Pereira, explicou que a ação envolve atividades simultâneas em todo o país.
Em Dourados, equipes estão realizando abordagens, atividades educativas, sensibilização da sociedade e visitas domiciliares a idosos vítimas de violência, abandono e em condições vulneráveis desde o início de outubro.
A Operação Virtude conta com o apoio da 1ª e 2ª Delegacia de Polícia Civil, DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher), SIG (Setor de Investigações Gerais) e a Delegacia Regional de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul.
A Lei Nº 10.741, datada de 1º de outubro de 2003, estabelece o Estatuto da Pessoa Idosa, com o objetivo de regulamentar os direitos das pessoas com 60 anos ou mais. Ela visa proteger essa parcela da população de diferentes formas de violência, como a física, psicológica, negligência, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual e discriminação.
Denúncias de violência contra idosos podem ser feitas por meio do ‘Disk 100’ ou comparecendo a uma delegacia de Polícia Civil.
Fonte: Dourados News
Comentários