Uma goleada incontestável e histórica. A vitória do Palmeiras por 5 a 0 sobre o São Paulo entra para os registros como o maior triunfo no Choque-Rei pelo Campeonato Brasileiro e iguala o maior placar conquistado pelo Verdão no clássico, que vinha lá de 1965. A vitória por maior diferença de gols, porém, segue do Tricolor.
Esta é apenas a segunda vez que o Palmeiras vence o São Paulo por cinco gols de diferença. A primeira foi num Rio-São Paulo, em jogo ocorrido no Pacaembu para mais de 36 mil torcedores, com gols de Servílio (2x), Dario (2x) e Rinaldo. Naquele ano, o clube terminou o torneio como campeão do torneio interestadual.
Depois da primeira grande goleada, o Palmeiras até tentou repetir o feito numa história recente, mas parava sempre nos quatro gols. Foi o que aconteceu em 1999 (Paulista), 2015 (Brasileirão) e 2022 (Paulista).
O derrotado São Paulo, porém, tem o alívio de sustentar que ainda detém a maior goleada da história do dérbi. Num longínquo 1939, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, o Tricolor tinha apenas nove anos de fundação quando aplicou um 6 a 0 sobre o Palestra Itália. A goleada foi construída com gols de Armandinho (3x), Elseo, Paulo e Araken Patusca. O 5 a 0, que rende ao Palmeiras sua maior goleada, já foi aplicado uma vez também pelo Tricolor, num Paulistão de 1956.
Apesar de não ser muito conhecido pelas goleadas, o Palmeiras de Abel Ferreira tem algumas vitórias maiúsculas para sua conta. Os maiores registros desde a chegada do técnico foram pela Libertadores, diante do Independiente Petrolero, da Bolívia, por 8 a 1 em 2022, e contra o Universitario, do Peru, por 6 a 0 em 2021.
O triunfo contra o São Paulo é, portanto, o terceiro maior do Palmeiras na Era Abel. Além desse 5 a 0, o Verdão também venceu pelo mesmo placar: Goiás (2023), Cerro Porteño (2022), Independiente Petrolero (2022), Independiente del Valle (2021) e Delfín (2020).
Fonte: Ogol
Comentários