O Bayer Leverkusen segue impressionando neste início de temporada. Nesta quinta-feira (26), os Farmacêuticos golearam o Qarabag, pela Liga Europa, e repetiram um feito que não obtinham há mais de duas décadas.
Depois do triunfo contra o adversário do Azerbaijão, o Leverkusen chegou a nove pontos em nove disputados pela competição europeia com triunfos também sobre Molde, da Noruega, e BK Hacken, da Suécia. Até aqui, o Bayer tem 11 gols marcados, o melhor ataque da Liga Europa, e dois sofridos.
A última vez que a equipe alemã tinha obtido tal início foi no grande momento recente na história do Bayer Leverkusen. Na temporada 2001/02, os alemães iniciaram trajetória na Liga dos Campeões com os mesmos três triunfos em três confrontos.
O nível dos rivais, no entanto, era muito superior ao deste ano. Naquela oportunidade, o Bayer superou o Lyon, fora de casa, e passou por Barcelona e Fenerbahçe atuando em seus domínios.
Depois de passar por uma segunda fase de grupos e superar Liverpool, nas quartas de final, e Manchester United, nas semis, o Leverkusen foi superado na decisão da Champions com direito a gol antológico de Zinédine Zidane. O grande ano da história do clube, na verdade, ficou marcado com a pecha de vice, já que o desfecho no Campeonato Alemão foi o mesmo.
O Bayer era o penúltimo colocado na Bundesliga quando Xabi Alonso assumiu o clube, na nona rodada da disputa de 2022/23.
A evolução com o espanhol foi notável e, apesar de não avançar ao mata-mata na Champions, o Leverkusen viveu grande ascensão.
Relegado a Liga Europa, o clube atingiu as semifinais e fez duelo parelho onde acabou eliminado pela Roma. No Campeonato Alemão, o Bayer Leverkusen escalou a tabela e fechou na sexta colocação para garantir um lugar na Liga Europa.
Chegamos a 2023/24 e não é apenas na segunda principal competição europeia que os Farmacêuticos briham. O desempenho doméstico é ainda mais impressionante e o trabalho de Xabi está longe de passar despercebido.
Com sete vitórias e apenas um empate, diante do Bayern de Munique, a equipe de Leverkusen lidera a disputa com 22 pontos ganhos. Valorizado, o comandante da equipe, inclusive, teria uma cláusula que o permite encerrar o vínculo com o atual clube, que se encerra em 2026, para assinar com Liverpool, Real Madrid ou Bayern de Munique.
Enquanto isso não acontece, cabe ao torcedor do Bayer Leverkusen aproveitar e se encantar com o melhor momento do clube em mais de 20 anos. Se levarmos em conta a supremacia do Bayern de Munique, esse sentimento pode ser dos mais efêmeros, mas também dos mais satisfatórios.
Fonte: Ogol
Comentários