Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Populares perderam geladeira, colchão e correram para retirar cadeirante e cachorro de alagamento

27/10/2023 às 13:48
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Populares perderam geladeira, colchão e correram para retirar cadeirante e cachorro de alagamento

Na rua General Osório, região do IV Plano, populares passaram por momentos difíceis, diante de alagamentos em algumas casas, entre a tarde e a noite desta quinta-feira (26). Uma família relata que perdeu diversos objetos após a água ter invadido o imóvel e alcançado cerca de 70 cm de altura no local. Um adolescente precisou ser removido do local. 
O Dourados News visitou nesta manhã (27) a região atingida após a chuva intensa, que totalizou mais de 50 mm, nesta quinta-feira (26).  

Na casa de Gladis da Cunha Franco, 35, do lar, a marca de onde a água alcançou durante a noite ainda era visível. Ela estava no local com o filho cadeirante, de 14 anos, com o esposo, uma menina de três anos, a filha de 19 anos e o esposo dela.  A família acionou a Defesa Civil, que ajudou a retirar o adolescente do local.  Os prejuízos econômicos foram muitos. 

“Água chegou aqui acima do joelho. Tive que até tirar meu filho que é deficiente fez cirurgia, está de cadeira de roda, tive que mandar tirar de dentro, pois a água invadiu tudo. A Defesa Civil tirou ele no colo, aí eu mandei ele alí pra casa da minha comadre que mora aqui perto. Perdemos cama, colchão, geladeira, foi tudo”, conta, ao destacar que reside na casa que foi comprada há dois anos.  

Gladis conta que os vizinhos se uniram e tentavam formas de desobstruir as bocas de lobo, no momento da chuva, o que foi “desesperador”. 

Moradora na rua General Osório há 20 anos, Jaqueline Borges Novais, 32, do lar, conta que já presenciou esse tipo de situação algumas vezes e pede por apoio da administração municipal com medidas eficazes. Ela conta que a casa dela não chegou a ser tomada pela água, devido a construção de uma rampa anteriormente e por algumas barreiras improvisadas feitas pela família, mas, na casa do vizinho ao lado, o qual acredita estar fora a trabalho, o alagamento atingiu cerca de 1 metro e um familiar dele esteve no local para socorrer o cachorro. 

“Isso é constante, é triste, são anos e anos que passamos por isso. Nós corremos colocamos portas velhas atravessadas e tem uma calçada alta de rampa alta que fizemos e ajudou (a não entrar água na casa). Mas na casa do meu vizinho que está fora inclusive, o irmão dele veio, a água subiu mais de metro, ele entrou tirou o cachorro que estava se afogando e fechou a janela que tinha ficado aberta, situação muitíssima complicada. A gente precisa de uma solução, a gente pede uma ponte, uma manutenção periódica aqui, pedimos socorro”, destacou. 

A Defesa Civil conduzia trabalhos na região nesta manhã (27) e informou que o alagamento no ponto foi ocasionado por um acúmulo de fatores, como o solo já encharcado, cheia do córrego Paragem e deficiência do sistema de drenagem. 

“Temos vindo de dia bastante chuvosos, com isso o solo já está um pouco encharcado, então qualquer pluviosidade já faz com que a água suba mais rápido, somado a isso, o sistema de drenagem não aguentou, e hoje está sendo feita a limpeza desse sistema. Esse sistema tem sido exigido com maior frequência, pois a gente tem tido cada dia dias mais chuvosos, isso colapsa o sistema de drenagem do município”, disse o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Vitorino da Cruz. 

Na escola municipal Franklin Luiz Azambuja a água tomou a quadra de esportes. Nesta manhã (26), equipes da prefeitura realizavam limpeza no local e também em outros pontos da rua. As aulas não precisaram ser suspensas.  

Os trabalhos da Defesa Civil seguem nesta sexta-feira (27), com limpeza do sistema de drenagem e do curso do córrego. 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias