Cinco lançamentos em particular se destacaram no Salão do Automóvel de Tóquio recentemente. Honda, Mazda, Nissan, Subaru e Toyota apresentaram conceitos de carros esportivos elétricos, comprometendo-se a manter viva a paixão dos entusiastas em meio à transição para esse tipo de veículo (EVs).
Os conceitos não parecem estar distantes da produção em série. E algumas montadoras realmente surpreenderam os observadores, conforme publicado pelo The Verge, que cobre o evento.
Carros esportivos elétricos
Enquanto a adoção de veículos elétricos no Japão tem sido mais lenta em comparação com outros países, os novos conceitos de carros esportivos eletrificados sinalizam uma mudança na paisagem automotiva japonesa. Veja abaixo os cinco conceitos que foram destaque:
Honda Prelude
Este é o mais visualmente pronto para produção dos carros esportivos mostrados – e também o de aparência mais convencional. O renascido Honda Prelude é um cupê de duas portas com cabine que evoca mais de perto o cupê Civic descontinuado do que os Preludes do passado.
O conceito apresenta uma nova linguagem de design para a Honda. Até mesmo detalhes como as luzes e os pára-choques parecem que poderiam ir direto para a produção. E o conceito ainda tem lacunas reais nos painéis e bordas de vidro.
O CEO da Honda descreveu o conceito como “um prelúdio para os futuros modelos da Honda” que trará a filosofia de “alegria de dirigir” da marca “para um futuro totalmente eletrificado”. Para esse fim, o conceito Prelude é um híbrido, não um EV completo.
Mazda Iconic SP
Depois de anos de conceitos e rumores, a Mazda parece estar perto de colocar de volta em produção um carro esportivo com motor rotativo. Só que o novo conceito Iconic SP usa um motor rotativo como extensor de alcance para um trem de força elétrico, semelhante ao Chevrolet Volt e BMW i3 REx.
Antes de focar no trem de força, o Iconic SP chama atenção pelo visual. A Mazda descreve o Iconic SP – um cupê de duas portas em forma de asa de cisne, pára-lamas super largos e grade “sorridente” – como um carro que “incorpora a alegria de dirigir”.
Além disso, o Iconic SP marca o retorno dos faróis retráteis, com os LEDs finos escondidos atrás de uma pequena tampa quando não estão em uso. Apesar das sugestões de design inspiradas em Miata, o Iconic SP é mais como um renascimento do RX-7, tanto em tamanho quanto em propósito.
Nissan Hyper Force
Este é o conceito mais estranho do grupo. O Nissan Hyper Force, com carroceria de fibra de carbono, é uma prévia do tão aguardado R36 GT-R. Seu visual parece saído de um filme de ficção científica, misturando ângulos dramáticos e superfícies planas com alguns elementos aerodinâmicos.
Tal como aconteceu com os GT-R anteriores, a Nissan colaborou com a Polyphony Digital, desenvolvedora do Gran Turismo, nos gráficos da cabine e no infoentretenimento. A infinidade de telas do Hyper Force se movem ao redor do motorista dependendo do modo de direção, mudando de cores e mostrando informações diferentes. E quando o carro não está em movimento, ele pode ser usado como uma configuração de jogo VR.
A Nissan diz que o Hyper Force usa uma bateria de estado sólido, algo em que a empresa já começou a trabalhar. As primeiras baterias de estado sólido da Nissan entrarão em produção piloto no Japão em 2024, com o primeiro EV de produção usando-as para estar à venda em 2028. Não se sabe quantos motores elétricos o Hyper Force usa, mas a Nissan diz que produz 1.341 cavalos de potência, o que é enviado às quatro rodas através da tecnologia e-4ORCE da marca.
Subaru Sport Mobility
A Subaru estreou seu novo conceito Sport Mobility em Tóquio, o que parece ser uma prévia de um sucessor elétrico do BRZ. O conceito traz uma postura quadrada e ereta com uma estufa alta que lembra o cupê XT dos anos 1980. Os arcos das rodas robustos são separados da carroceria por detalhes em azul brilhante e possuem finas luzes LED com faróis internos estilo rally.
No estilo tradicional da Subaru, o Sport Mobility tem tração nas quatro rodas e potencialmente direção nas rodas traseiras. É provável que a Subaru continue compartilhando plataformas e motores com a Toyota, para que o modelo possa usar as próximas baterias de estado sólido da Toyota.
A Subaru disse que lançará três novos EVs até 2026, mas todos eles serão SUVs usando motores e plataformas ainda desconhecidas. A Subaru também disse que está trabalhando em um WRX STI de próxima geração totalmente elétrico para o final desta década, e um cupê poderia ser derivado desse carro.
Toyota FT-Se
Já se passaram 16 anos desde que a Toyota ofereceu pela última vez um carro esportivo de motor central com o MR2 de terceira geração. E a fabricante traz de volta o espírito desse carro com o conceito elétrico FT-Se. A Toyota não confirma se o FT-Se entrará em produção, mas parece uma aposta certa.
O FT-Se foi projetado pensando na aerodinâmica, segundo a Toyota. Há grandes entradas de ar na frente e atrás, luzes LED finas e para-lamas angulares. E a Toyota mostrou fotos de uma versão com uma grande asa traseira fixa. Pequenos detalhes, como luzes refletoras, contribuem para a aparência de intenção de produção do FT-Se.
O interior traz volante ladeado por displays retangulares e painel estreito. No entanto, a Toyota quase não divulgou detalhes ou especificações do FT-Se. A fabricante afirma que compartilha uma arquitetura modular e muitos componentes com outros EVs de próxima geração da marca, incluindo uma carroceria gigantesca e novas células de bateria prismáticas que são mais finas e montadas atrás dos ocupantes para proporcionar distribuição de peso do motor central e características de manuseio.
Fonte: Olhar Digital
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