Para descobrir quanto vale um carro usado, é geralmente avaliado o ano de fabricação e os quilômetros rodados — esse parâmetro é quase o mesmo com os carros elétricos. Só que o que vale aqui é a saúde das baterias.

Por isso, há uma corrida em andamento com o apoio de startups para certificar a integridade e o desempenho da bateria em EVs usados.

Segundo a Reuters, a valorização de um elétrico usado é baseada na autonomia de condução da bateria e da capacidade de manter a carga. Até pouco tempo atrás, não existiam fórmulas para medir o estado da bateria, o que até prejudicava a venda de elétricos usados.

Pensando nisso, algumas empresas estão desenvolvendo mecanismos para ampliar os testes de baterias de veículos elétricos.

“Se o mercado de carros usados ​​não funcionar adequadamente, o mercado de carros novos não funcionará corretamente e a transição elétrica não acontecerá”, disse Alex Johns, gerente de desenvolvimento de negócios da Altelium, que afirma ter recebido interesse de outros mercados, incluindo a China. “Estamos em uma corrida de implementação.”

A bateria representa cerca de 40% do custo de um EV. De acordo com um levantamento da Aviloo, startup da Áustria, após 100.000 quilômetros, a saúde da bateria do EV pode variar em até 30%.

Um consumidor que queira um VE usado com 90% da sua autonomia quando novo pode acabar por comprar um com apenas 70% devido aos maus hábitos de carregamento do proprietário anterior – o que deverá potencialmente reduzir o seu valor em milhares de euros.

Marcus Berger, CEO da Aviloo

“Com um VE, a quilometragem e a idade não dizem nada”, disse Berger. “É tudo uma questão de bateria.”