A bipolaridade é um transtorno de difícil diagnóstico, podendo levar anos de acompanhamento psicológico ou ser confundido com outras condições com sintomas semelhantes, como a depressão. Um novo estudo da Universidade de Cambridge descobriu uma forma de detectar a bipolaridade usando um teste sanguíneo, que sozinho pode diagnosticar até 30% dos pacientes com o transtorno.

Bipolaridade vs. outros transtornos

O Dr. Jakub Tomasik, primeiro autor do estudo, escreveu que muitas vezes quadros bipolares são confundidos com os de depressão, já que alguns dos sintomas são semelhantes. Além disso, a maioria das pessoas procura tratamento quando está em um período ruim, o que dificulta um diagnóstico mais preciso.

No entanto, as duas condições requerem tratamentos diferentes e é importante ter um diagnóstico correto.

É nesse contexto que surge o estudo.

Imagem: mrmohock / Shutterstock.com

Teste sanguíneo para bipolaridade

Imagem: H_Ko – Shutterstock

Conclusões

O exame de sangue detectou bipolaridade em até 30% dos pacientes sozinho, mas funciona ainda melhor quando aliado a uma avaliação psiquiátrica ou de saúde mental.

Para os pesquisadores, ele é importante porque, além de melhorar o diagnóstico, melhora a eficiência do sistema de saúde e alivia a pressão sobre os profissionais da área.

Além disso, Tomasik destacou que alguns pacientes preferiram saber do diagnóstico pelo sangue e isso é possível porque transtornos mentais, assim como qualquer outa condição do corpo, afetam não só mentalmente, mas também biologicamente.

Descobrimos que alguns pacientes preferiram o teste do biomarcador porque era um resultado objetivo que eles podiam ver. A doença mental tem uma base biológica e é importante que os pacientes saibam que não está na sua mente. É uma doença que afeta o corpo como qualquer outra.

Dr. Jakub Tomasik