A norte-americana Beta Technologies concluiu com sucesso a viagem de sua aeronave elétrica ALIA eCTOL por 2.000 milhas (um pouco mais de 3.218 km) e 12 estados nos EUA. “eCTOL” é a sigla para “electric conventional takeoff and landing”, que remete a um modelo elétrico voador de decolagem e pouso convencionais (diferente de um eVTOL, que tem decolagem e pouso verticais).
Ao fim da viagem, a aeronave elétrica pousou em Duke Field, filial da Base Aérea de Eglin, conforme contrato com a Força Aérea dos EUA. A empresa, que também trabalha com eVTOLs, está buscando aprovação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para operações comerciais até 2025 para o eCTOL.
O ALIA eCTOL já acumula quase 42 mil km de testes. Durante a jornada, ele viajou por espaços aéreos restritos, como os de Boston, Nova York e Washington DC, sendo a primeira aeronave totalmente elétrica a receber tal autorização.
Testes com aeronave incluem transporte de carga e pessoal
A Beta Technologies utilizou suas próprias estações de recarga nesses testes, com 14 já em operação nos EUA. Com certificado de aeronavegabilidade para voos tripulados militares, a empresa deve continuar realizando testes importantes.
Agora, o ALIA eCTOL será testado pelo 413º Esquadrão da Força Aérea dos EUA para validar casos de uso, incluindo reabastecimento, entregas de carga e transporte de pessoal. A empresa também entregou um simulador móvel aos militares norte-americanos para treinamento de pilotos.
Enquanto isso, os planos para o eVTOL da Beta também avançam, com expectativas para operações comerciais até 2026. O táxi voador ALIA-250 está sendo desenvolvido para poder transportar até seis ocupantes.
Fonte: Olhar Digital
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