No competitivo setor de computação em nuvem, a Microsoft está superando Google e Amazon – e muito por causa do impulso da empresa dado à inteligência artificial (IA). No terceiro trimestre, o Microsoft Azure registrou 29% de crescimento, superando o Google Cloud e o Amazon Web Services (AWS). Respectivamente, os rivais cresceram 22% e 12%.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, enfatizou a importância dos projetos de IA na teleconferência desta semana. Já Amy Hood, diretora financeira da empresa, disse que cerca de 3 pontos percentuais do crescimento do Azure foram impulsionados pela IA.
Microsoft se dedicou aos grandes clientes
A AWS ainda é líder em participação de mercado. Mas o Azure da Microsoft está ganhando terreno, fornecendo a infraestrutura para o ChatGPT e outros produtos poderosos da OpenAI, por exemplo. O foco em grandes clientes também deu o tom para o sucesso da empresa.
Ao se concentrar nos seus principais clientes empresariais, a Microsoft fez uma boa aposta. Isso porque eles já utilizam muitos dos serviços de software da empresa e gastam mais com a tecnologia. Enquanto isso, o Google se voltou para as startups, que atualmente estão preferindo reduzir custos.
A IA para as nuvens das big techs
A importância da IA nesse sentido foi reforçada por Sundar Pichai esta semana. Na apresentação de resultados, o CEO da Alphabet (controladora do Google) ressaltou que mais da metade das startups generativas financiadas de IA são clientes do Google Cloud.
Já Andy Jassy, CEO da Amazon, mencionou o rápido crescimento da IA generativa durante uma teleconferência com analistas. Ele lembrou que empresas como Adidas e United Airlines estão utilizando a plataforma de serviços de computação em nuvem AWS para desenvolver aplicativos generativos de IA.
Fonte: Olhar Digital
Comentários