Uma nova galáxia foi descoberta por acidente recentemente e chamou a atenção dos astrônomos. Ela é do tipo “quase escura” e tem massa semelhante à Pequena Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã satélite da Via Láctea.

Galáxias quase escuras são aquelas com brilho da superfície central inferior a 26 mag/arcsec 2 (magnitude por segundo de arco quadrado). Por causa disso, elas quase sempre passam despercebidas em catálogos ópticos em levantamentos de campos amplos. No entanto, se observadas profundamente, podem apresentar emissões extremamente tênues.

Peculiaridades da nova galáxia quase escura

A nova galáxia quase escura, descrita em um artigo publicado no servidor de pré-impressão arXiv, foi apelidada de Nube e descoberta enquanto astrônomos liderados por Mireia Montes, da Universidade de La Laguna, Espanha, investigavam uma região de fraco brilho superficial. Denominado Projeto IAC Stripe 82 Legacy, o estudo investiga a Faixa 82, um trecho de 2,5 graus de largura ao longo do Equador Celestial na Calota Galáctica sul.

Nube está localizada a cerca de 350 milhões de anos-luz de distância da Terra. Ao que tudo indica, é a galáxia quase escura mais massiva e extensa já detectada. Ela tem um raio de 22,5 mil anos-luz e massa estelar de 390 milhões de massas solares.

Além disso, os pesquisadores se surpreenderam com um aspecto: quando comparada com outras galáxias ultra-difusas (UDGs), ela é 10 vezes mais fraca e seu raio é três vezes maior.

Essas características intrigam os astrônomos que estão discutindo a origem e a natureza da galáxia quase escura. Assim, eles pretendem seguir as investigações para entender se essas propriedades são resultados da formação original dela, a presença de matéria escura que afeta a distribuição das estrelas ou algum processo de evolução posterior.

O que é matéria escura? Veja o que sabemos sobre esse mistério do espaço

No vasto e misterioso cosmos que nos cerca, há muito mais do que os olhos podem ver. Para além das estrelas, planetas e galáxias visíveis, existe um enigma que intriga cientistas e astrônomos há décadas: a matéria escura. Neste link, “mergulhamos” nas profundezas do universo para explorar o que é a matéria escura, por que ela é tão importante e como os cientistas estão trabalhando arduamente para decifrar esse enigma cósmico.