Recentemente, foi adicionado ao catálogo da Amazon Prime Video o filme de terror slasher Dezesseis Facadas. O filme começa em 2023, 35 anos após o assassinato de três adolescentes de 16 anos da cidade de Vernon que morreram com dezesseis facadas.
O assassino, que nunca foi identificado, volta para fazer sua quarta vítima. Jamie, a protagonista, se depara com o assassino mascarado, acaba entrando numa cabine de fotos tentando fugir e, acidentalmente, volta no tempo para 1987, um pouco antes dos assassinatos acontecerem. Para evitar que sua mãe seja morta, ela investiga a identidade do serial killer antes que ele ataque suas vítimas.
A produção traz as atuações de nomes conhecidos como Kiernan Shipka (O Mundo Sombrio de Sabrina), Olivia Holt (Status Update), Liana Liberato (O Melhor de Mim), Julie Bowen (Modern Family), e Lochlyn Munro (Riverdale), e possui uma boa avaliação em sites de críticas como o Rotten Tomatoes, onde alcançou 87% de aprovação da crítica e 77% do público. O filme também faz muitas referências a outras produções como a franquia de Pânico e De Volta para o Futuro.
Atenção: O texto abaixo contém spoilers do filme
Dezesseis Facadas: quem é o assassino no filme do Prime Video?
O ápice do filme é quando os adolescentes estão em uma casa mal assombrada no parque de diversões, em uma emboscada que prepararam para pegar o assassino usando Marisa como isca. Após uma luta entre eles e o assassino mascarado, Kara, a filha do xerife que está vestida de morte, mata o assassino com sua foice, e eles descobrem que o serial killer é Doug, o diretor da escola de Jamie em 2023.
No colar que Doug carregava havia uma foto da “Fat Trish”, menina que sofria bullying das Mollys antes de morrer em um acidente de carro. Acontece que Trish era namorada de Doug, e no dia de sua morte, foi chamada por Tiffany, Marisa e Heather para uma festa do pijama onde foi embebedada e, por conta de um rumor de que Trish estava tendo um caso com o treinador da escola, Tiffany ficou pressionando a garota para ela confessar, só que Trish continuou negando, se escondeu no quarto, ligou para Doug, provavelmente pra contar o que tinha acontecido, e fugiu no seu carro, mesmo ainda estando bêbada, o que ocasionou o acidente que tirou sua vida.
Para se vingar, Doug assassinou as meninas com as dezesseis facadas. Pam não estava entre elas quando tudo aconteceu, por isso Doug não a matou como fez com as outras.
O segundo assassino
A reviravolta se dá quando descobrem que o assassino de 2023 não é o Doug, e sim Chris. Acontece que as pessoas estavam perdendo o interesse no seu podcast, então ele resolveu assassinar a Pam adulta com dezesseis facadas para que reabrissem o caso e ele voltasse a ser relevante. Contudo, como ele se aproximou de Amélia e descobriu que Jamie tinha voltado ao passado e estava tentando descobrir quem era o serial killer, ele mesmo volta à 1987 e tenta matar as garotas.
Logo após a morte de Doug, Chris mata Marisa cortando seu pescoço e dando-lhe dezesseis facadas, e os jovens começam a fugir. Nessa fuga, Jamie corre para o brinquedo do parque que Lauren transformou numa máquina do tempo, há um confronto com Chris, mas Jamie o impede de ficar no centro do brinquedo, o único lugar seguro quando a máquina do tempo é acionada. Assim, Chris “evaporou” diante dos olhos de Jamie.
De volta a 2023
De volta ao presente, Jamie descobre que ter ido ao passado causou mudanças importantes no tempo. A Lauren adulta dá a ela um caderno com tudo o que foi alterado, como o diretor da escola ser Randy, o jogador de futebol, ou o fato dos seus pais terem ficado juntos 4 anos antes do que deveriam e, por causa disso, agora ela tem um irmão de 34 anos chamado Jamie, ou o fato do seu nome agora ser Colette, e sua mãe parece ter uma relação melhor com a sua avó. Felizmente as coisas finalmente se acertaram.
Fonte: Olhar Digital
Comentários