Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Apaixonado por literatura, sul-mato-grossense de coração lança primeiro livro

29/10/2023 às 08:42
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Apaixonado por literatura, sul-mato-grossense de coração lança primeiro livro

Na semana que é comemorado o Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, um sul-mato-grossense de coração publicou o primeiro manuscrito da sua vida, com apenas 22 anos. O lançamento de “Bitucas Guardadas Acesas”, ocorreu na última sexta-feira (27), em Dourados.

Jonatas Cavalcante Ribeiro, nascido em Brasília (DF), mora em Dourados e, desde os oito anos, sonhava em escrever um livro. Para ele, enxergar a possibilidade da escrita começou em uma aula de língua portuguesa, quando precisou escrever um conto.

Entretanto, a ideia só foi amadurecida durante a graduação do autor, em Letras, quando se viu rodeado de informações, referências e chegou à conclusão, “preciso falar do que dói, do que não é bonito. Mas sempre encontramos beleza na literatura”, afirma. 

Jonatas conta que tem contato com os livros desde muito pequeno, e o incentivo veio de dentro de casa, mesmo antes da alfabetização, “minha mãe sempre me levou a sebos e livrarias onde me encantei e nunca mais pude deixar de ir”, comenta. 

Ele ainda relembra que, desde a infância, a genitora fazia o possível para que sempre tivesse um novo exemplar, sendo uma das suas maiores incentivadoras.

Entretanto, ele comenta sobre os obstáculos pelo caminho e que, no seu caso, foi em relação ao mercado editorial brasileiro, “muita gente boa produzindo e pouco sendo vinculado, mas quando tive a oportunidade junto a Arandu (editora pela qual eu lanço o Bitucas) foi um respiro de alívio”, afirmou. 

Além disso, o autor relata que falta muito incentivo na área, “ouvimos pouco sobre novos autores e publicações contemporâneas e tem muita gente boa, cito aqui Aline Bei uma das minhas maiores inspirações. No cenário estadual temos diversos autores e isso tem que ser comentado, falado, incentivado, trazer os livros pra mais perto dos nossos jovens”.

Com a conquista, ele afirma que a sensação é de realizar um sonho, principalmente por saber que algumas pessoas serão atravessadas pelo seu texto e poderão se ver nos contos e nas histórias. “Isso faz com que eu me encha de esperança num mundo em que todos possam ser abraçados por literatura”, enfatiza. 

Questionado sobre as suas referências, Jonatas conta que depois dos paradidáticos e infantis, se encantou pelos livros da série vagalume e pelas revistas de Maurício de Souza. E o primeiro livro que leu por completo e que guarda o exemplar é o Menino Maluquinho, do Ziraldo Alves. 

Sobre metas para o futuro, o professor da educação infantil diz que a sua maior meta envolvendo literatura é acompanhar o lançamento de um dos seus alunos, “sou professor e saber que a semente da literatura está sendo plantado em cada um, me faz sonhar com o futuro”, reforça.

Bitucas Guardadas Acesas – Sinopse

Bitucas guardadas acesas é um livro de contos que explora a sociedade como ela é, com seus defeitos, belezas, dramas e dor. A sensação de se queimar com o resto de nicotina preso num filtro ilusório, é isso que o livro pretende fazer. Mostrar o que acontece com as histórias que guardamos acesas, sem final, escondidas e prontas para queimar.

O livro conta com um olhar sensível sobre diferentes temas que nos cercam, dominância, maternidade, racismo, abuso, violências e amor. Bitucas guardadas acesas nasce da vontade do autor de marcar no papel, as marcas da alma.
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias