A câmera fotográfica de um celular costuma ser um dos componentes que as pessoas mais valorizam. Mas você sabia que elas são sensíveis e podem estragar dependendo da forma utilizada? Pensando nisso, o Olhar Digital preparou uma lista de 5 coisas que estragam a câmera do aparelho. Continue a leitura e confira!
1 – Laser de show

Estar no show de um grande ídolo musical com certeza é algo muito especial. E, na vida, esses momentos devem ser registrados, não é mesmo? No entanto, há um problema. Se a sua fotografia ou gravação for feita no momento em que os lasers estiverem passando, a câmera do seu aparelho pode ser danificada.
Mas porque isso acontece? O laser gera bastante calor e quando o seu aparelho recebe o feixe de luz em uma curta distância da fonte, até 5 metros, a câmera dele pode ser danificada.
Sendo assim, se você está naquele show tão esperado e deseja registrar diversos momentos do que está acontecendo no palco, tome cuidado para que a câmera não seja direcionada para a fonte de luz.
2 – Itens magnéticos

Você tem um iPhone? Se sim, tome cuidado com acessórios magnéticos. A própria Apple é quem faz esse pedido, pois esses itens podem trazer prejuízos ao seu celular, interferindo de forma direta no sistema de estabilização do foco automático e também das imagens.
3 – Vibrações causadas por motos

Ainda falando sobre o iPhone, a marca também recomenda não deixar o celular acoplado na motocicleta. Isso porque as vibrações desse transporte podem gerar danos aos sensores do aparelho.
Essas vibrações podem ser repassadas por meio dos chassis ou guidões. Se a sua moto for de um modelo mais leve, como uma scooter, por exemplo, é recomendado que você utilize acessórios que amorteçam os balanços e oscilações.
Por outro lado, se a sua motocicleta for mais robusta e potente, é necessário tomar muito mais cuidado, pois se você fizer movimentos bruscos, com o tempo, a qualidade das imagens e vídeos pode ser afetada.
4 – Sol

Com o avanço da tecnologia, os smartphones vêm equipados com sensores que filtram a quantidade de luz solar que é capturada pelo dispositivo. Entretanto, ainda é possível que o sol ou algum outro brilho prejudique, ou até mesmo quebre o sensor da câmera do aparelho.
Então, o que fazer para evitar isso? O indicado é encontrar protetores específicos para a câmera e também achar o momento ideal para fazer o registro sem expor muito o aparelho a luz solar.
5 – Eclipse solar

Também ligado ao sol, o eclipse solar é um fenômeno que, pela sua beleza, desperta o desejo das pessoas fotografarem. Mas o que muitos não sabem é que isso pode danificar a câmera do celular.
Caso o aparelho não esteja devidamente protegido com filtros especiais para isso, a câmera pode ser prejudicada. Por tanto, é recomendado que quem for registar o fenômeno, utilize uma “câmera obscura”. Ela pode ser feita de forma caseira com caixa de papelão.
Fonte: Olhar Digital
Comentários