De acordo com análise do InsideEVs, site especializado do mercado de elétricos, dois dos atuais maiores fabricantes de automóveis totalmente elétricos, Tesla e BYD, venderam um número semelhante de veículos a bateria (BEV) no terceiro trimestre de 2023. Embora a disputa seja interessante para o setor, os resultados indicam que o domínio da montadora de Elon Musk pode, de fato, estar chegando ao fim. 

O que você precisa saber: 

O levantamento também considerou as vendas da VW, embora ela não alcance o nível das líderes em EVs. A Volkswagen aumentou as vendas de carros totalmente elétricos em 41% ano após ano, para 209.394 unidades — isso é menos da metade dos resultados da Tesla e BYD.   

No que diz respeito aos primeiros nove meses do ano, a Tesla vendeu mais de 1,3 milhão de carros totalmente elétricos, enquanto a BYD ultrapassou pouco mais de um milhão. O Grupo Volkswagen representa cerca de metade do volume da BYD, com mais de 500 mil unidades vendidas. 

Para fins de comparação, em 2022 a Tesla entregou mais de 1,3 milhão de carros elétricos (um aumento de 40% ano a ano), a BYD mais de 0,9 milhão (um aumento de 184%) e a Volkswagen mais de 0,57 milhão (um aumento de 26%). 

Elon Musk Tesla
(Imagem: Frederic Legrand – COMEO/ Shutterstock)

Ranking de vendas de elétricos: BYD colada na Tesla 

Vale pontuar que análise concluiu que a BYD não deve alcançar a Tesla este ano, já que a diferença ainda é relativamente alta, mas o marcador de crescimento deve ser relevante para o próximo ano. 

Tesla, BYD e VW: vendas de carros totalmente elétricos de 2023: