No que parece ser uma série crescente de incidentes, proprietários de carros elétricos no Reino Unido estão expressando sérias preocupações sobre as falhas tecnológicas em seus veículos.
Kaur, que mora em Uxbridge, oeste de Londres, disse que estava levando seu filho de quatro anos para a escola perto de Gerrards Cross quando o carro ativou unilateralmente seu assistente de motorista (controle de cruzeiro) de repente. Ela disse que, sem que fizesse nada, o carro acelerou de 50 mph (80 km/h) para mais de 65 mph (105 km/h), e os sensores da faixa esquerda do carro começaram a apresentar falhas.
“Parecia que o carro estava lutando contra mim. Tentei direcioná-lo para a esquerda para evitar que o carro entrasse na área central gramada. O carro começou a ziguezaguear na estrada. O carro parecia estar em modo de direção autônoma e os freios não estavam funcionando. Eu não tinha controle sobre ele”, afirmou em depoimento à sua seguradora, a Admiral.
Seu marido, Harman Singh, um especialista em cardiologia do NHS, acrescentou: “Minha esposa, que dirigira este carro por muitos milhares de milhas sem incidentes, ficou tão traumatizada com a experiência que se recusou a andar ou a levar nosso filho em nosso outro carro elétrico.”
“Como resultado, tive que devolvê-lo à empresa de locação. Para mim, é uma questão séria de segurança pública – ficaria muito interessado em saber se outros proprietários de BMW elétricos já experimentaram isso”, disse ele.
Um caminhoneiro que testemunhou o acidente de Kaur descreveu como o carro desceu a colina “muito rápido” para as condições da estrada, atingiu a beira do gramado e só parou depois de colidir com um poste de luz.
A BMW contestou as alegações. Em um comunicado, afirmou que o veículo estava viajando a 70 mph (113 km/h), e o motorista pressionou o pedal do acelerador até 4,5 segundos antes do impacto a 23 mph (37 km/h). Esse grau de desaceleração só poderia ser alcançado com a aplicação dos freios, disse a empresa.
“Nossa investigação estabeleceu que não havia defeito de hardware ou software, e explicamos nossa análise ao cliente por escrito”, dizia o comunicado.
“Embora lamentemos que o resultado não seja do seu agrado, dados do veículo não permitem qualquer outra conclusão. Refutamos completamente a alegação de que o veículo acelerou por conta própria antes ou durante o incidente, ou que os freios falharam.”
Outro caso
Chloe Scott-Moncrieff e Oli Jones, um casal que mora em Hampshire, disseram que também perderam a confiança em seu carro elétrico. Depois de um primeiro ano de condução relativamente livre de problemas em seu Hyundai Ioniq 5 de £52.000, disseram que o carro começou a drenar espontaneamente sua bateria de 12 volts, forçando-os a comprar um carregador instantâneo normalmente usado por veículos de patrulha da AA e RAC.
“As portas traseiras travaram do nada por vários dias, assim como as janelas. Depois, houve essas sessões espontâneas de drenagem da bateria de 12 volts; você nunca conseguia dizer quando isso aconteceria, e o carro não ligava. Em abril, o carro se recusou a se mover quando tentávamos sair do túnel do Canal e tínhamos carros enfileirados atrás de nós”, disse Scott-Moncrieff.
A gota d’água foi quando Jones se viu trancado no carro, completamente incapaz de sair. “Pode parecer engraçado, mas foi incrivelmente assustador, não menos porque os cabos de carregamento estavam trancados no carro com ele. Felizmente, ele estava com o telefone e conseguiu nos dizer onde encontrar as peças sobressalentes e o que fazer. Se ele estivesse sozinho ou longe de um carregador, teria que quebrar as janelas para sair”, acrescentou Scott-Moncrieff.
Em um comunicado, a Hyundai disse: “Não fomos capazes de replicar ou diagnosticar o problema específico deste Ioniq 5. Desconectamos a bateria e as portas ainda se abriram. A bateria e a fechadura da porta foram substituídas como precaução. Estamos agora no processo de obter uma substituição igual à original, que é a solução preferida do cliente”.
Fonte: Olhar Digital
Comentários