O governo do Reino Unido realizará uma cúpula nesta semana com líderes políticos, figuras da indústria tecnológica, acadêmicos e outros profissionais. O tema será a inteligência artificial (IA) e como regulamentar essa tecnologia no mercado.

Conforme reportou a AFP, o evento contará com a presença de líderes políticos, como: o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak; a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris; a chefe da União Europeia, Ursula von der Leyen; e o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

Com os avanços dos modelos de IA, autoridades de todo o mundo estão preocupadas com algumas ameaças relacionadas a ataques cibernéticos, perda de empregos, desinformação e mais.

O primeiro-ministro do Reino Unido junto de outros líderes políticos têm se reunido com frequência nos últimos meses para discutir sobre os desafios de regular o uso dessa tecnologia.

A minha visão, e o nosso objetivo final, deveria ser trabalhar no sentido de uma abordagem mais internacional à segurança, onde colaboramos com parceiros para garantir que os sistemas de IA sejam seguros antes de serem lançados.

Faremos todo o possível para chegar a acordo sobre a primeira declaração internacional sobre a natureza destes riscos.

Primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.

Sunak também abordou potenciais perigos da IA, como destruir milhares de empregos em diversos setores e ameaças de fraudes cibernéticas de fraudes e golpes. Por isso, ele considera importante que os países desenvolvam uma “compreensão partilhada” dos riscos trazidos pela tecnologia.

Nesta segunda-feira (30) mais de 100 organizações, especialistas e ativistas do Reino Unido assinaram uma carta ao primeiro-ministro afirmando que a reunião será uma “oportunidade perdida”.

O grupo alega que a cúpula focará em “grandes empresas de tecnologia”, sem dar espaço para membros da sociedade civil, trabalhadores e organizações que já estão sendo afetados pela IA.