Thomas Müller e Bayern. Uma história de mais de 20 anos, quase 700 jogos e 32 títulos. Em 16 temporadas na equipe principal dos bávaros, o atacante alemão sempre figurou com protagonismo, independente de gerações, desde os tempos de Robben e Ribery até Sané e Gnabry. Mas algo está diferente em 2023/24: uma reserva inédita. É o ponto final?
Müller só marcou seu primeiro gol pelo Bayern nesta temporada no último compromisso do time, na goleada por 8 a 0 sobre o Darmstadt 98 no final de semana. O atacante entrou em campo aos 20 minutos da etapa final, substituindo o francês Kingsley Coman. Müller foi reserva em 70% dos jogos que disputou (sete em dez), além de sequer ter saído do banco em outros dois – jogos grandes, contra RB Leipzig na Bundesliga e Galatasaray pela Liga dos Campeões.
A minutagem de Müller na temporada, ou seja, o tempo que ele ficou dentro de campo, é de apenas 283 minutos, o que corresponde a pouco mais que três jogos completos. Hoje, o veterano é apenas o sexto jogador de ataque em minutos. O líder é Leroy Sané, com uma presença quatro vezes maior, seguido por Harry Kane, Coman, Mathys Tel e Gnabry. Apenas Choupo-Moting tem menos minutos.
Parte da menor utilização de Müller na temporada é explicada por uma lesão do jogador no período de férias, algo bastante raro na carreira do atacante e que já foi motivo até para artigos (em inglês). Müller, porém, já estava recuperado no início da temporada, tanto que entrou em campo no primeiro jogo pela Bundesliga e ficou de fora somente da estreia em 2023/24, na derrota para o Leipzig na Supercopa.
Em meio ao cenário de perda de protagonismo, Müller tem uma decisão importante para tomar nos próximos meses: seguir ou deixar o Bayern? O jogador tem contrato com vencimento em junho de 2024, logo pode, a partir de janeiro, assinar pré-contrato com qualquer outra equipe.
“Ele é muito importante, parte do time. Nós vamos conversar nas próximas semanas, mas isso também depende do planejamento de Thomas para o futuro”, indicou Christoph Freund, diretor de futebol dos bávaros.
A última renovação de Müller com o Bayern nem faz tanto tempo assim. Em maio de 2022, o clube anunciou que prolongaria o vínculo com o jogador em uma renovação curta, de um contrato que venceria em junho deste ano para o atual que vale até junho de 2024. Naquela temporada, o atacante foi líder em assistências do Campeonato Alemão e teve participação direta em 35 gols contabilizando todas as competições.
Neste momento, à parte da dúvida sobre a renovação ou não de Müller, não existe no mercado grandes especulações sobre seu futuro. Como todo jogador de grande porte, falam de um suposto interesse da Major League Soccer ou do futebol saudita no atacante. Talvez o fato de parecer tão estranho ver Müller com outra camisa faça com que outros clubes estejam céticos sobre esse eventual fim de passagem pelo Bayern.
Fonte: Ogol
Comentários