Um barco recebeu a designação de “primeira embarcação de passageiros inspecionada pela Guarda Costeira dos EUA 100% movida a energia solar”. Trata-se do Solar Sal 24, barco elétrico com cabine cuddy movido a energia solar construído pela Belmont Boatworks em Belmont, Maine.

Equipado com um motor elétrico alimentado por baterias recarregadas por painéis solares, o Solar Sal 24 possui células fotovoltaicas em quantidade suficiente para proporcionar um alcance infinito — pelo menos enquanto o sol estiver brilhando.

Uma parte do desempenho solar impressionante do Solar Sal 24 se deve ao tamanho impressionante de sua cobertura solar. Estendendo-se por quase todo o comprimento do barco de 7,3 metros, a cobertura suporta quatro grandes painéis solares de 360W, totalizando 1.440 watts de capacidade de carregamento solar.

Esses painéis ajudam a carregar quatro baterias de lítio Torqeedo Power 24-3500, fornecendo uma capacidade de armazenamento a bordo de 14 kWh. No entanto, desde que o barco mantenha sua velocidade de cruzeiro de 5 nós (10 km/h), a saída dos painéis solares é suficiente para alimentar o motor sem a necessidade de usar a energia da bateria. Isso dá ao barco um alcance infinito enquanto o sol estiver brilhando e uma longa autonomia durante a noite, dependendo da velocidade.

Para aqueles que desejam um pouco mais de velocidade, o barco pode atingir 6 nós a toda potência, aumentando a velocidade máxima para 11 km/h.

barco solar
Imagem: Belmont Boatworks

Quando operando à noite, o barco possui um alcance de 39 km a toda velocidade ou 72 km a velocidade de cruzeiro. Reduzindo a velocidade para 7 km/h, o barco tem um alcance de 160 km, o que levaria quase 24 horas para percorrer, o que significa que o sol provavelmente estará de volta a tempo de recarregar a bateria.

Outra vantagem dos painéis solares é que o barco não está limitado a atracar em portos com energia de terra, mas pode ser ancorado em qualquer lugar enquanto carrega suas baterias até a capacidade máxima.

Outras características

barco solar
Imagem: Belmont Boatworks

Com informações do Electrek.