A Ford está propositalmente atrasando US$ 12 milhões em investimentos destinados aos veículos elétricos da marca, inclusive na construção de uma segunda fábrica de baterias. A medida vem em resposta à diminuição da demanda pelos modelos e a prejuízos no setor dos eletrificados. A empresa deve mudar a estratégia e o CEO Jim Farley, inclusive, mencionou a Tesla como inspiração.

Investimentos e diminuição da demanda

Na reunião de resultados trimestrais da empresa na última quinta-feira (26), o CFO (diretor financeiro) John Lawler destacou que o atraso nos investimentos não é porque a Ford está recuando em relação aos veículos elétricos.

Junto do CEO Jim Farley, Lawler justificou que as vendas dos elétricos cresceram, mas que os consumidores não estão dispostos a pagar preços tão altos por eles em comparação com um modelo híbrido ou a combustão.

Esse cenário fez com que eles perdessem lucros e tivessem que reavaliar a estratégia da empresa. Isso porque, apesar de a Ford não sair no prejuízo absoluto, a receita vem principalmente dos modelos a combustão ou híbridos e do setor de serviços, como o Ford Pro.

Ford
(Imagem: The Bold Bureau / Shutterstock)

Prejuízo da Ford

Nova picape Ford F-150 2024
Nova picape Ford F-150 2024 (Imagem: Divulgação/Ford)

Ford vs. Tesla

Durante a conferência, o CEO ainda mencionou a Tesla. O executivo afirmou que a concorrente “nos deu um grande presente com o foco no custo e no dimensionamento do Model Y”, se referindo ao padrão que a marca estabeleceu para o restante do mercado.

Para ele, a resposta da Ford a isso é buscar mudar os preços, não os recursos. A empresa já lançou uma alternativa mais barata para a picape F-150 Lightining, a F-150 Lightining Flash, para servir como opção mais acessível aos modelos mais avançados. Ainda, a companhia quer trabalhar em outros carros de segunda e terceira geração para atrair os consumidores, ao invés dos de primeira geração.

Um ótimo produto não é mais suficiente no negócio de veículos elétricos. Temos que ser totalmente competitivos em custos.

Jim Farley, CEO da Ford