O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves — por isso, a doença é conhecida como gripe aviária. Ele é altamente patogênico e pode infectar humanos, suínos e baleias. Uma nova adaptação desse vírus às células de mamíferos chamou a atenção de profissionais de saúde.
Segundo informou Jansen de Araújo, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, ao portal da universidade, no entanto, a transmissão entre mamíferos ainda não é tão eficiente, limitando-se a casos de contato direto com aves portadoras do vírus.
Para quem tem pressa:
Histórico de disseminação do H5N1
Como se prevenir?
Jansen de Araújo enfatizou que, para prevenir consequências mais graves, é preciso monitorar casos e orientar a população local quanto aos cuidados que devem ser tomados. Evitar a proximidade e o manuseio de animais infectados é um deles.
Se um cidadão identificar um animal doente, a indicação é contatar o serviço de defesa da região. Assim, profissionais especializados vão coletar o animal e emitir diagnósticos em conformidade com as normas brasileiras.
Fonte: Olhar Digital
Comentários