Diversos modelos de veículos elétricos foram lançados e exibidos no Japan Mobility Show, versão repaginada do Salão do Automóvel de Tóquio. Entre eles, estão SUVs e picapes – alguns que, inclusive, estão previstos para virem ao Brasil.

São modelos de diversas marcas – BMW, Mitsubishi e Mercedes-Benz, por exemplo. Confira abaixo os principais destaques dos SUVs e picapes elétricos que devem rodar sobre o asfalto brasileiro em breve:

Salão do Automóvel de Tóquio: SUVs e picapes que virão ao Brasil

Para começar, a BMW apresentou, no evento, a nova geração do BMW X2. Essa linha vai chegar ao Brasil trazendo a variante elétrica, chamada de iX2, que é inédita. O principal atrativo do novo SUV coupé será o pacote de conectividade. Isso porque ele marcará a estreia de uma nova plataforma da BMW, na qual vai dar para jogar na tela da central multimídia e assistir conteúdo em plataformas de streaming.

Já a Mercedes-Benz mostrou o EQG, conceito elétrico baseado no Classe G, no Salão do Automóvel de Tóquio. Por ora, o novo SUV elétrico está na prancheta de conceitos. Mas a expectativa é que o modelo chegue às ruas no segundo semestre de 2024 – e ao Brasil no começo de 2025.

Para fechar, a Mitsubishi apresentou a nova geração da L200 Triton, caminhonete elétrica que deve chegar ao Brasil para competir com modelos de caminhonete média – Ford Ranger e Toyota Hilux, por exemplo.

Aliás, a Toyota apresentou um conceito elétrico de picape, chamado de EPU. Seu design é compacto – e o modelo funciona de maneira 100% elétrica.

5 carros esportivos elétricos revelados

Pessoas tirando foto e gravando vídeo de carro elétrico exibido no Salão do Automóvel de Tóquio em 2023
(Imagem: Hiro Komae/AP Photo)

Outros cinco lançamentos em particular se destacaram no Salão do Automóvel de Tóquio recentemente. Honda, Mazda, Nissan, Subaru e Toyota apresentaram conceitos de carros esportivos elétricos, comprometendo-se a manter viva a paixão dos entusiastas em meio à transição para esse tipo de veículo (EVs).

Os conceitos não parecem estar distantes da produção em série. E algumas montadoras realmente surpreenderam os observadores. Enquanto a adoção de veículos elétricos no Japão tem sido mais lenta em comparação com outros países, os novos conceitos de carros esportivos eletrificados sinalizam uma mudança na paisagem automotiva japonesa.