O robô humanoide Optimus da Tesla foi anunciado em 2021 e, desde então, vem evoluindo. A empresa já chegou a divulgar vídeos do dispositivo se alongando e cumprimentando, conforme ganha mais funcionalidades.

Agora, a montadora está divulgando novas vagas para engenheiros e outros profissionais de robótica que queiram trabalhar tornando o Tesla Bot útil.

Vagas para trabalhar com o Optimus

Conforme evolui em aprimorar o Optimus, a Tesla já havia anunciado vagas para trabalhar com o robô, que incluíam participar de sua estrutura robótica e construção.

O Electrek, que monitora as vagas da empresa, encontrou novas oportunidades de emprego que, agora, envolvem tornar o robô mais útil, no sentido de suas funções e usabilidade.

Isso porque, agora que os protótipos estão prontos, eles precisarão ser ensinados a agir e a se comportar. Para isso, a Tesla está usando a mesma estratégia baseada em rede neural que usou para ensinar o Full Self-Driving dos carros elétricos.

Uma das vagas ofertadas pela montadora é a de “Engenheiro de Aprendizagem por Reforço do Tesla Bot”, que envolve ensinar o robô as aplicações do mundo real:

A Tesla está no caminho de construir robôs humanoides em escala para automatizar tarefas repetitivas e chatas. O objetivo da nossa equipe de aprendizagem por reforço é construir e demonstrar sistema geral de aprendizagem de robôs que possa aproveitar a IA para realizar tarefas físicas complexas, que vão desde locomoção de corpo inteiro, manipulação precisa e muito mais.

Nossos engenheiros de aprendizagem por reforço e imitação são responsáveis ​​pela aprendizagem robótica de ponta-a-ponta, desde o início até a implantação. Mais importante ainda, você verá seu trabalho utilizado por milhares de robôs humanoides em aplicações do mundo real.

Tesla, sobre vaga para trabalhar com o Optimus

Imagem: Tesla

Robô Optimus

As vagas surgem em momento em que a Tesla está ampliando o programa do robô. No entanto, ainda não há data para que os dispositivos sejam lançados comercialmente.

Quando isso acontecer, a esperança da montadora é que eles possam “automatizar tarefas repetitivas e chatas”, podendo até substituir trabalhadores humanos em linhas de montagem.

Linha do tempo do robô da Tesla