Marcado por alagamentos e tempestades, outubro de 2023 foi o 2º mais chuvoso desde 1979
Anuncie Aqui
Marcado por alagamentos e tempestades, outubro de 2023 foi o 2º mais chuvoso desde 1979
Dourados teve mês atípico no que diz respeito às chuvas e outubro de 2023 se tornou o segundo mais chuvoso desde 1979, quando a Embrapa Agropecuária do Oeste passou a monitorar o clima no município.
Os 304,9 milímetros acumulados nesses 31 dias, só não superam os 306,3mm de 2018, e totalizou mais que o dobro da média histórica esperada para o período, que até então era de 146,6 milímetros e agora passou para 150,1mm.
Além disso, o mês foi marcado por fenômenos climáticos que vão desde a chuvas de 51,3 milímetros em poucas horas, deixando casas alagadas como registrado na quinta-feira passada (26/10), até ondas de calor.
Por cinco vezes, a temperatura máxima na mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense ultrapassou os 38ºC ao longo de outubro, tendo como pico os dias 7 e 17, quando os termômetros alcançaram 38,5ºC.
Já as precipitações pluviométricas ultrapassaram 50 milímetros em um único dia em quatro ocasiões, com o maior volume registrado em 19 de outubro, quando atingiu 75,9 milímetros.
Acompanhada de fortes ventos, a tempestade derrubou árvores, destelhou casas e deixou rastro de sujeira na cidade.
Uma semana depois, com volume um pouco abaixo, porém, em uma quantidade menor de tempo, oito casas ficaram alagadas e a Escola Municipal Franklin Luiz Azambuja, na região do BNH IV Plano, acabou ilhada devido às chuvas, fazendo com que pais passassem pela enxurrada com crianças no colo.
A Defesa Civil esteve na região e conseguiu, no mesmo dia, atender os moradores, relembre aqui.
Na manhã seguinte máquinas da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizavam limpeza no local e no córrego Rego D’Água, que margeia a região.
Previsão
Para novembro, ainda segundo a Embrapa, a média esperada de chuvas em Dourados é de 151,9 milímetros. Até 10h desta quarta-feira (1/11), o município segue em alerta de tempestade com classificação de perigo como grau de severidade, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
A previsão do Ceptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) apontam para instabilidade pela manhã com possibilidade de precipitações pluviométricas. A temperatura fica entre 22ºC e 25ºC.
Já na quinta-feira, quando é celebrado feriado de Finados, os termômetros devem variar entre 20ºC e 32ºC, com chances mínimas de chuvas.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários