Ainda em clima de Halloween, a NASA publicou uma imagem arrepiante de uma caldeira misteriosa em forma de crânio, localizada em um poço vulcânico no deserto do Saara. A imagem foi capturada no dia 12 de fevereiro por astronautas que foram surpreendidos com o formato da cratera – que parece estar olhando diretamente para a câmera em órbita.
A equipe estava a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), sobrevoando a região Maciço Tibesti – região que passa pelo Saara, Chade e Líbia -, quando registrou o fenômeno.
Leia mais
Crânio vulcânico
Atualmente, a região de Trou au Natron é árida e sem vida, mas os especialistas acreditam que já foi um lago glacial cerca de 14 mil anos atrás.
Comprovando a tese, o Observatório da Terra afirma que, na década de 1960, pesquisadores descobriram fósseis de caracóis marinhos e plâncton sob o solo coberto. Já em 2015, fósseis de algas com cerca de 120 mil anos também foram encontrados na região.
Expedição confirma existência de lago de lava em vulcão na Antártida
Cientistas confirmaram a existência de um lago de lava em vulcão localizado em ilha desabitada perto da Antártida. Satélites da NASA detectaram anomalia térmica em 2001, mas somente agora puderam confirmar a presença do lago de lava por meio de expedição ao topo do Monte Michael, um vulcão na Ilha Saunders, nas Ilhas Sandwich do Sul.
Os lagos de lava são importantes para o estudo de processos vulcânicos e são considerados laboratórios naturais. A missão tinha como objetivo coletar dados para melhorar os modelos de atividade vulcânica.
Leia a matéria completa aqui.
Fonte: Olhar Digital
Comentários