A Samsung manteve sua liderança no terceiro trimestre de 2023 como a empresa que mais vendeu smartphones durante o período (58,6 milhões). Conforme mostrou o levantamento da Canalys, a marca sul-coreana conta com uma participação de mercado de 20%, seguida pela Apple com 17% e Xiaomi com 14%.

Em comparação com o terceiro trimestre, a Samsung e Apple tiveram uma queda de crescimento anual de -9% e -6%, respectivamente. Já a Xiaomi teve um aumento de 2% e a fabricante chinesa Transsion registou um crescimento de 40%.

Confira a lista completa de participação de mercado por empresa:

Canalys
(Imagem: Reprodução/ Canalys)

Segundo Lucas Zhong, analista da Canalys, os resultados indicam que a liderança da Samsung é motivada pelo lançamento de seus dobráveis Galaxy Z Flip 5 e Galaxy Z Fold 5. No entanto, à medida que as opções de dobráveis estão aumentando, a marca enfrentará um novo desafio para dominar o segmento de dobráveis.

O analista também considera que a adição da porta USB-C para os modelos de iPhone 15 “ajudaram a empresa a manter um volume mais forte do que o esperado e, dessa forma, mantendo a presença da marca no segmento sofisticado”.

Queda de 1% no mercado global de smartphones

O mercado global de smartphones caiu 1%, indo para 293,4 milhões no terceiro trimestre. Essa queda é atribuída às incertezas macroeconômicas e geopolíticas globais, como aponta o relatório.

No médio a longo prazo, a estimativa é de uma desaceleração no crescimento do mercado de smartphones, como avaliou Toby Zhu analista da Canalys:

As incertezas macroeconômicas e geopolíticas globais trouxeram fragilidade à recuperação nascente e às operações do canal. As previsões da Canalys sugerem uma desaceleração do crescimento do mercado de smartphones a médio e longo prazo. O monitoramento meticuloso do giro de estoque e da demanda final é fundamental para evitar turbulência causada por estoques elevados.

Toby Zhu, analista da Canalys.