O Conselho Europeu de Proteção de Dados (EDPB) concordou nesta quarta-feira (01) em estender uma medida adotada na Noruega que proíbe a Meta de utilizar “publicidade comportamental” no Instagram e no Facebook em todos os países da União Europeia. A Noruega não é membro da UE, mas faz parte do Espaço Econômico Europeu e já havia imposto limites e multas à big tech em seu território.

A publicidade comportamental é aquela direcionada, em que a Meta usa a coleta e tratamento de dados para direcionar anúncios específicos para cada usuário.

Fim da publicidade comportamental na UE

Bandeira da União Europeia em dia ensolarado
(Imagem: Dusan_Cvetanovic/Pixabay)

O que a Meta diz

Nesta quarta-feira, a Meta respondeu à Reuters que já havia indicado à União Europeia e ao Espaço Econômico Europeu que estava trabalhando em medidas relacionadas à publicidade comportamental. Uma das opções era criar um modelo de assinatura, em que os usuários consentem à coleta e uso de dados.

De acordo com um porta-voz da empresa, esse plano estava em andamento há semanas, com a ciência do EDPB, e a nova medida estaria ignorando esse processo.

A proibição, se for acatada pela Meta, vai mudar a forma como a publicidade opera no Instagram e no Facebook, impactando cerca de 250 milhões de usuários na Europa.