Em seu aparelho Android, se você tentar excluir os aplicativos com privilégios do administrador, não vai conseguir de forma comum. No entanto, é possível modificar algumas preferências e também ajustar detalhes nas configurações para remover o app do celular.
Apps que não podem ser desinstalados
Geralmente, os apps que são do sistema android não podem ser desinstalados. Isso porque eles são essenciais para que o dispositivo continue funcionando normalmente. Por exemplo, o relógio e calculadora. Esses são impossíveis de serem excluídos.
Há também os pré-instalados, que já vem no celular antes mesmo dele ser comprado. Eles não podem ser excluídos, mas o usuário tem a possibilidade de desativá-lo para liberar mais espaço. O Moto e Samsung Pay são exemplos desses aplicativos.
E ainda tem os aplicativos com privilégios de administrador. Esses pegam a permissão do usuário e conseguem ter acesso a alguns recursos do smartphone. Isso faz com seja mais difícil desinstalá-los. Mas, há como retirar esses apps.
Como remover aplicativos com privilégios de administrador?
Tempo necessário: 1 minuto.
A seguir, confira o passo a passo.
- Acesse as configurações e clique em “segurança”
Ao acessar as configurações de seu aparelho, você deve clicar em “segurança” e na sequência apertar em “App do administrador de dispositivo”.
- Desative o app
Vá no aplicativo que você deseja desinstalar e aperte no ícone deslizante azul para desativar a permissão para o app ter acesso a alguns recursos no smartphone. Depois clique em “Desativar o app do administrador de dispositivo”.
- Exclua o aplicativo
Após fazer o processo descrito acima, exclua o app de forma convencional. Clique e segure em cima do ícone, toque em “informações do app” e depois selecione “desinstalar”.
Fonte: Olhar Digital
Comentários