O Google Fotos funciona como uma extensão do Google Drive e nasceu como uma forma de proteger as imagens dos usuários mesmo que, algum dia, percam seus dispositivos ou sejam furtados. É similar a uma galeria convencional, porém, apresenta mais vantagens. A seguir, confira como acessar o Google Fotos pelo celular ou PC.
Qual a diferença da Galeria do celular para o Google Fotos?
“Galeria” é um nome genérico dedicado a qualquer aplicativo que hospeda as imagens de um dispositivo, seja celular, tablet ou computador. Isso significa este app é nativo do dispositivo e se você perder o aparelho, não será possível recuperar as imagens que estavam salvas ali.
Já o “Google Fotos” é uma área específica do Google Drive, um serviço de armazenamento em nuvem. Como já é de conhecimento comum, ao adquirir um celular com sistema operacional Android, é obrigatória a criação de uma conta na plataforma Gmail.
Uma vez que essa conta é criada, ela também desenvolve um driver próprio (uma conta no Google Drive), responsável por conectar diretamente o aparelho a esta nuvem. Em outras palavras, enquanto você estiver logado em sua conta Google, todas as suas fotos recebidas ou criadas no aparelho serão salvas automaticamente no seu perfil do Google Drive, mais especificamente no site Google Fotos.
Comparando ambos os aplicativos (Galeria e Google Fotos), uma das principais diferenças é que este último permite que o usuário acesse suas fotos mesmo longe do celular. Além disso, ainda que o celular seja quebrado, perdido, roubado ou furtado, ainda será possível acessar suas fotos.
O que acontece quando uma imagem é apagada no Google Fotos?
A resposta para essa pergunta vai depender da configuração que você estabeleceu no seu telefone. Caso o backup automático esteja configurado, ele permite que qualquer foto recebida ou criada no dispositivo seja enviada automaticamente para o Google Fotos; isto é, ficam armazenadas no driver.
Contudo, se este backup estiver desativado, as fotos param de ser upadas na nuvem, e o aplicativo do celular passa a ser um software de galeria convencional: as fotos ficariam salvas apenas no dispositivo, e se você perder o aparelho, perderá todas as fotos que não foram salvas pelo backup automático.
Dito isso, se você apagar uma foto do seu celular enquanto o backup automático estiver ativado, isso vai excluí-la tanto do seu smartphone quanto de sua conta no Google Fotos. Ela permanecerá na lixeira por 30 dias e poderá ser recuperada nesse tempo, mas após este período, será deletada definitivamente. O mesmo acontece se você excluir uma foto, acessar a lixeira e deletá-la de forma definitiva.
Contudo, se o backup automático está desativado e você exclui uma foto do seu celular, ela ficará na lixeira do smartphone e depois será apagada. A imagem sequer vai aparecer na versão online via PC porque foi criada ou recebida após a desativação do backup.
Se você acessar a imagem via PC e excluí-la, a mesma será movida para a lixeira tanto na versão online quanto no seu celular, caso o backup estiver ativado; se a exclusão via PC acontecer enquanto o backup está desativado, a imagem permanecerá no seu celular, já que a desativação do backup impede a sincronização via internet.
Como acessar as imagens do Google Fotos pelo PC e celular
Se estiver em um dispositivo móvel, como smartphone ou tablet, basta acessar a sua lista de aplicativos, procurar pela opção “Google Fotos” e selecioná-la. Agora, se deseja acessar pelo navegador de um PC, realize uma busca por “Google Fotos”, faça login na plataforma e então já terá acesso às fotos.
Mas vale à pena informar: as fotos que aparecerão ao acessar o site Google Fotos serão aquelas que foram upadas enquanto o backup automático estava ativado. Se procura uma foto que foi recebida ou criada após a desativação do backup, ela não vai aparecer, pois não foi enviada para o Driver.
Se uma foto for excluída (pelo PC ou smartphone) enquanto o backup automático está ativado, então todos os dispositivos conectados receberão a ordem de excluir a foto em questão. Nesse caso, ela some de todos os lugares.
Se as fotos foram apagadas após o backup automático ser desativado, então a versão online e a do seu celular estarão desconectadas. Por isso, caso apague a foto de um dispositivo, ela permanecerá existindo em outro.
Fonte: Olhar Digital
Comentários