A história das plataformas de mídia social está cheia de aplicativos que tiveram seu momento antes de desaparecerem. O BeReal, aplicativo queridinho de 2022 que exigia que os usuários postassem apenas uma vez por dia em horário aleatório, perdeu impulso.
O Dispo, plataforma de compartilhamento de fotos inspirada em câmeras descartáveis, teve breve destaque em 2021. Em 2015, houve o Beme, que foi comercializado como espaço online para compartilhar a vida cotidiana da maneira como realmente é. Agora há um novo concorrente: o Lapse, app de fotos com o slogan “amigos, não seguidores”.
História do Lapse
A rede social foi iniciada por dois irmãos, Dan e Ben Silvertown, com financiamento da GV (anteriormente Google Ventures). O objetivo do Lapse é criar experiência de mídia social sem a ansiedade associada à busca pela aprovação de estranhos. O Lapse está uma grande plataforma, como o TikTok, e a privacidade de um chat em grupo, segundo seus criadores.
“Vemos isso como enorme espaço intermediário que costumava ser preenchido por outras redes sociais e que agora está sendo deixado totalmente aberto”, disse Dan Silvertown.
Maria Rendon, recepcionista de 21 anos de Woodbridge, Virgínia (EUA), disse que recentemente começou a usar o Lapse. “Acho que muitos dos novos aplicativos querem de volta aquela sensação de que as pessoas apenas postam e não se importam com seguidores, curtidas ou qualquer coisa assim”, disse ela.
“Quando o Instagram foi lançado, era um aplicativo baseado em imagens”, disse ela. “Isso foi tudo. Agora se tornou muitas outras coisas.”
Muitos novos aplicativos buscam resgatar a sensação de apenas postar sem se preocupar com seguidores ou curtidas. Os usuários do Lapse mencionam nostalgia como parte do apelo do aplicativo, que dá às fotos uma aparência de filme.
O aplicativo está disponível apenas por convite e os novos usuários precisam convidar cinco pessoas para se juntarem antes de começarem a postar. Alguns usuários estão incomodados com essa tática de crescimento.
O Lapse subiu na lista de aplicativos da Apple, o que sugere que a estratégia está funcionando. A grande questão é se o aplicativo conseguirá se manter popular no longo prazo. Alguns usuários estão incertos se continuarão usando-o no futuro. Já outros relataram problemas técnicos com o aplicativo, mas eles foram corrigidos.
Por enquanto, a rede social não está disponível no Brasil e, por ora, funciona apenas no iOS.
Fonte: Olhar Digital
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