A rede de telecomunicações do Reino Unido poderá economizar até 76% em recursos. Isso graças a um novo sistema baseado em inteligência artificial (IA) criado por pesquisadores da Universidade de Surrey. Comparado com o Open Radio Access Network (O-RAN) – o melhor do mercado atual – o novo modelo é mais eficiente e sustentável.
Os detalhes sobre a inovação foram divulgados na revista IEEE Transactions on Network Service Management.
Leia mais:
Quais são os benefícios do novo sistema?
Conforme o professor Ning Wang, coautor do estudo, disse ao site Tech Explore, a aplicação do modelo pode ser usada de maneira amplificada, já que diferente do O-RANs, é capaz se adaptar rapidamente às mudanças de procura da rede móvel:
Esta solução pode se adaptar dinamicamente às mudanças na demanda, mas com necessidade significativamente reduzida de reconfiguração da rede. Isso poderia tornar nossas redes de comunicações mais robusto e mais eficiente – mas o modelo subjacente poderia ter uma aplicação ainda mais ampla.
Ning Wang para o Tech Explore
Próximos passos
Os pesquisadores da Surrey acreditam que suas descobertas podem apoiar fornecedores de telecomunicações a se tornarem mais sustentáveis enquanto aprimoram e otimizam seus serviços. Mais testes com o sistema IA devem ser realizados no Projeto HiperRAN. Nele, a equipe colaborará com parceiros da indústria visando avançar nos preparativos para que o modelo esteja pronto para o mercado.
Mohammad Shojafar, coautor do estudo e professor sênior da Universidade de Surrey, disse que o projeto pode ser facilmente implementado:
Esta solução visa projetar aplicativos inteligentes e robustos para demandas de tráfego em Open RAN, uma importante rede de telecomunicações de próxima geração. Esta pesquisa poderia ser implementado facilmente, ajudando a moldar a próxima geração de redes de telecomunicações.
Mohammad Shojafar para o Tech Explore
Fonte: Olhar Digital
Comentários