A Inteligência Artificial (IA) veio para ficar e tem se estabelecido como uma força transformadora em diversas esferas da nossa sociedade. Na educação, sua presença tem sido cada vez mais notável, trazendo consigo uma série de mudanças que prometem revolucionar a forma como aprendemos e ensinamos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Impact Research, 88% dos professores aprovaram a IA. Eles concordam que o impacto da ferramenta é positivo no ensino. Entre os estudantes, 79% pensam a mesma coisa.

O levantamento indica que 75% dos professores creem que o ChatGPT pode ajudar seus alunos a aprender mais – entre os estudantes, 68% acreditam que o programa pode ajudá-los a se tornarem melhores alunos e 75% acham que os ajuda a aprender mais rápido.

Para entender mais sobre o assunto, recebemos a colunista do Olhar Digital e diretora do Laboratório de Análise de Dados da Fia Business School, Alessandra Montini, que explicou sobre o uso da IA na educação.

Eu não me surpreendo e concordo plenamente que é uma grande ajuda. Às vezes, o aluno precisa fazer um trabalho ou um exercício e acaba esquecendo uma parte. Quando utilizo o ChatGPT, consigo fazer buscas de forma mais rápida, em vários idiomas. Ele acelera o ensino, ajuda na criação de poesias e, principalmente, auxilia os alunos que estudam na área jurídica, pois é difícil lembrar de tantas leis e artigos. Portanto, ele é um grande facilitador da educação.

Ao discutir sobre a ferramenta, Montini aponta desvantagens da inteligência artificial:

“A inteligência artificial é muito ampla, que tem diversas ferramentas. O ChatGPT é uma delas, e é uma ferramenta muito interessante. Infelizmente, quando ele não sabe a resposta, ele a inventa. Portanto, as informações que ele fornece podem ser verdadeiras ou não. Mesmo assim, o ChatGPT é uma ferramenta muito legal e deve ser utilizado especialmente para pesquisadores, alunos e profissionais que já têm algum conhecimento sobre o assunto e desejam apenas validar ou refrescar sua memória.”

Confira a entrevista completa!