O Google Fotos é uma extensão do Google Drive dedicada a hospedar todos os arquivos de fotos e vídeos de um celular ou tablet. Contudo, para que o backup automático aconteça entre o celular e a plataforma online, o dispositivo precisa estar sincronizado corretamente. A seguir, confira algumas dicas que podem ajudá-lo caso o Google Fotos pare de sincronizar e dificulte seu acesso aos arquivos.
1. Verifique a sua conexão com a internet
O sistema de sincronização depende de uma conexão estável com a internet, seja ela banda larga, roteada ou por chip. Isso porque a rede permite que o seu celular se conecte à plataforma online do Google Fotos e atualize o banco de dados para que as fotos e vídeos sejam carregados adequadamente.
Dessa forma, uma falha na conectividade com a internet impede que essa sincronização de informação aconteça. Então, se você estiver sem internet no celular, não será possível que o dispositivo atualize o banco de imagens e faça o backup automático no Google Fotos online. Por isso, o primeiro passo é sempre verificar se a sua conectividade se encontra estável.
2. Certifique-se de que a sincronização e backup estão ativados
A conexão com a internet é um ponto crucial para conectar o celular ao sistema online do Google Fotos, mas se o dispositivo estiver desabilitado para o backup automático, o banco de dados não vai sincronizar. Por isso, é indicado que você acesse o seu app do Google Fotos no celular ou as configurações do aparelho, e verifique se o backup e a sincronização estão ligados. Se não, você deve ativá-los.
3. Analise quais pastas estão sincronizadas
Mesmo que o backup automático esteja habilitado, ainda é possível impedir que uma pasta ou outra fique fora da lista de itens que devem ser sincronizados no banco de dados do Google Fotos. Por isso, você deve acessar as configurações do app no seu celular e analisar se as suas pastas estão sincronizadas; caso contrário, você precisará habilitá-las manualmente. Uma vez que a habilitação for efetuada, o sistema irá processar os dados e atualizar a plataforma online.
4. Exclua o cachê do aplicativo
O cachê é a parte de um software que guarda dados temporários, úteis para o funcionamento do programa. Contudo, é indicado excluir esses dados, de vez em quando, como uma forma de “renovar” o aplicativo e se desfazer de alguns bugs que impeçam o funcionamento correto.
Então, caso o seu Google Fotos não esteja sincronizando adequadamente, uma boa alternativa é abrir as configurações do aparelho, selecionar o aplicativo e excluir os dados do cachê.
5. Confirme se o arquivo não foi excluído
É muito comum que os usuários excluam fotos, se esqueçam disso, e tenham dificuldade para localizá-las depois. Por isso, se você acredita que o Google Fotos não está sincronizado porque não consegue achar determinada foto ou vídeo, é interessante verificar a sua lixeira.
Caso o arquivo tenha sido excluído em até 30 dias, é possível restaurá-lo. Mas se passou desse tempo, o sistema o deleta automaticamente. Portanto, nunca esqueça de checar os itens que estão na lixeira do app. O mesmo vale para a pasta “Arquivo”.
6. Mude os arquivos para o armazenamento interno
O cartão de memória é uma ótima alternativa para quem deseja aumentar o poder de armazenamento de um dispositivo. Contudo, é possível que alguns erros sistêmicos aconteçam e aplicativos como o Google Fotos não sejam capazes de acessar as fotos guardadas no cartão SD. Então, aconselhamos que você move os vídeos e imagens do cartão SD para o armazenamento interno do celular, a fim de que facilite o acesso do app aos seus dados e favoreça a sincronização.
Fonte: Olhar Digital
Comentários