Apesar do espaço não ser um vácuo completo, ele é relativamente silencioso. Os átomos estão muito espalhados para que o som se propague a longas distâncias. No entanto, isso não significa que não podemos ouvir os sons vindos de fora da Terra. Na verdade, se convertemos ondas eletromagnéticas em som, podemos ouvir os gritos de objetos do Sistema Solar e do Cosmos em geral.

Alguns dos grandes objetos do Sistema Solar possuem campos magnéticos que prendem os elétrons em suas linhas e acabam gerando ondas de plasma, as quais podem ser convertidas em som.

Cada um desses objetos possui um som diferente, mas os cientistas podem brincar um pouco em como eles serão construídos. O som da Terra, por exemplo, pode ser semelhante ao cantar dos pássaros ou das baleias.

Ouvindo sons do cosmos

A primeira vez que captamos um som vindo do espaço foi em 1932, quando o astrônomo Karl Guthe Jansky construiu um radiotelescópio giratório conhecido como, Merry-Go-Round de Jansky. Quando os primeiros dados foram coletados, foi percebido um assovio de fundo, que parecia contaminar as observações. No entanto, descobriu-se que, na verdade, aquele não era um ruído qualquer, mas sim o som vindo diretamente do coração da Via Láctea.

Quando começamos a enviar satélites e sondas para o espaço, os pesquisadores começaram a ouvir sons de outras regiões do Sistema Solar a partir de instrumentos que captavam a luz invisível. Apesar das ondas de rádio não serem sonoras, dominamos bem a tecnologia que as converte em som e a usamos até mesmo nos telefones celulares.

Converter luz em som permite aos pesquisadores descobrir detalhes ocultos dos objetos, além de possibilitar que o público ouça o Cosmos. A NASA compilou alguns dos sons do universo no site NASA Science e no canal do YouTube, Space Audio, administrado por um voluntário da Universidade Iowa, é possível encontrar muito mais.