O iCloud Drive, assim como qualquer ferramenta “Drive”, como dos concorrentes Google Drive e OneDrive, é por definição um serviço para armazenar seus arquivos online, como PDF, arquivos de texto, fotos, vídeos e similares. Ele pode ser acessado de qualquer aparelho iOS, MacOS, ou Windows, desde que tenha uma conexão com a internet. O iCloud Drive faz parte do iCloud, que abrange uma série de outras ferramentas, também em nuvem. Entenda a diferença entre as duas ferramentas:
iCloud e iCloud Drive: qual a diferença entre serviços da Apple?
O iCloud Drive serve especificamente para armazenar arquivos, e suporta 5GB de memória gratuita (apenas 1 GB no caso do Windows) com a opção de assinar espaço de até 1 Terabyte pagando um valor à parte. Contudo, a diferença do iCloud Drive para o iCloud é que o primeiro é apenas uma ferramenta das tantas outras armazenadas no segundo, e tudo que está armazenado no iCloud Drive, está armazenado dentro do iCloud.
Mas o iCloud vai além de armazenamento de arquivos. Com ele é possível fazer o backup de dados de um dispositivo e sincronizar com outros sem precisar enviar, copiar ou transferir. Por exemplo, você pode fazer o backup do seu iPhone e sincronizar as informações no iPad. Funciona como sua conta Google que possui uma série de ferramentas por si só, mais o Google Drive para armazenamento de arquivos.
O iCloud sincroniza seus contatos, calendário, notas, lembretes, informações de aplicativos, iCloud Mail, e qualquer outra ferramenta da Apple, para que todos os dados estejam disponíveis em qualquer dispositivo da marca com uma conexão à internet.
iCloud: para quem é indicado
O iCloud é ideal para quem utiliza somente dispositivos da Apple. Não existe um aplicativo do iCloud disponível para Android, e ele precisa ser acessado por um iPhone, iPad ou Mac para funcionar.
Se você utiliza o sistema Windows, mas não possui nenhum dispositivo da Apple, a função do iCloud perde o apelo, enquanto outras opções de armazenamento além dele podem se encaixar melhor na sua necessidade, como uma ferramenta que converse com seu Android e o seu PC.
Se o acesso aos dados armazenados no iCloud precisam ser compartilhados por outras pessoas (muito comum no ambiente corporativo), é imprescindível que o outro usuário também utilize essa nuvem para gerenciar os arquivos.
Fonte: Olhar Digital
Comentários