Os smartphones são indispensáveis no nosso dia a dia e são uma das principais formas de entrar em contato com pessoas, ficar atento às notícias ou simplesmente de se distrair vendos memes na internet e redes sociais. Por isso, comprar um celular é uma decisão que deve levar em conta a marca, modelo, sistema operacional, entre outros fatores.

Por ser uma aquisição de alto custo na maioria das vezes, é normal nos preocuparmos sobre possíveis problemas com o smartphone, seja um defeito de fábrica, furtos ou perdas. Naturalmente, queremos que o dispositivo dure o máximo possível. Mas será que pagar a mais para estender a garantia do celular vale mesmo a pena? Você sabe como funciona a garantia de fábrica de 1 ano?

Como funciona a garantia de 1 ano do fabricante em celulares? Veja se vale a pena contratar garantia estendida

Primeiro, é importante saber a diferença entre garantia do fabricante, garantia estendida e seguro. A garantia legal, ou garantia do fabricante, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é um direito do cliente que cobre defeitos de fábrica dentro de determinado período, desde que o dano não tenha sido causado por mau uso do aparelho.

A garantia contratual cobre defeitos de fábrica por pelo menos 9 meses após o fim da garantia legal, mas é necessário pagar um valor a mais. Já a garantia estendida, ou seguro, é um serviço adquirido que, dependendo do caso, cobre também furtos, roubos, ou até mesmo danos acidentais como tela quebrada ou líquidos derramados no aparelho.

Garantia de celular
Imagem: Freepik

O que a garantia do fabricante cobre

Todo aparelho celular comprado de forma online possui, de acordo com o Art. 49. Capítulo VI, Seção I do CPC, um prazo de até 7 dias para desistência do produto a partir da data de recebimento, independentemente se tiver algum defeito ou não.

Caso ultrapasse esse período, ou tenha comprado o aparelho em loja física, o consumidor ainda tem até 90 dias de garantia caso o celular apresente algum defeito de fábrica, tais como problemas no processador, celular ligando e/ou desligando sozinho, erros de armazenamento, falhas de softwares e similares que não são causados por maus uso do smartphone.

Mas vale lembrar que, se o consumidor levou o aparelho para uma assistência técnica não autorizada, ele estará invalidando sua garantia, por tanto é sempre bom verificar com a marca ou loja qual assistência técnica mais próxima a você que pode atender o seu caso. Se na sua cidade não tem essa assistência, o aparelho deve ser enviado pelos correios com custos cobertos pelo fabricante (mediante contato com a fabricante, apresentação da nota fiscal e relato do defeito).

A empresa ainda possui um prazo de 30 dias para concerto do smartphone, a troca do produto, o reembolso da compra ou o desconto de mesmo valor na compra de outro smartphone, a depender do caso. Há também o que é chamado de vício oculto, que é quando o celular apresenta defeito de fábrica não identificável nos 90 dias iniciais, nesse caso, o cliente tem mais 90 dias de garantia a partir da data de reconhecimento do problema, mesmo já tendo passado os 3 meses de garantia inicial.

O que a garantia estendida cobre

A garantia estendida, é geralmente oferecida ao consumidor no momento da compra, e é necessário pagar um valor extra para adquiri-la. Ela entra em vigor a partir do momento da compra do produto.
O que poucos sabem, contudo, é que a garantia contratual e a garantia estendida complementam a garantia obrigatória de acordo com o CDC.

Ou seja, independente da garantia escolhida, ela só passa a valer a partir do momento que acaba a garantia do fabricante. Por exemplo, se o cliente contratou uma garantia de 9 meses, ele terá a garantia de 1 ano somando as duas.

Garantia estendida vale a pena?

Dentre a garantia contratual e a garantia estendida, a segunda opção é a que mais cobre danos, e dá uma maior segurança ao consumidor no caso de acidentes. Mas é preciso estar atento as condições da garantia que for comprar, conferir no contrato o que exatamente a garantia cobre, pois depende muito da empresa que você está contratando e suas condições para a cobertura. Aqui você encontra 9 opções de seguro para celular.