Os desafios do TikTok viralizam como um passe de mágica. Ou será passo de dança? A bola da vez é a trend viral Slick Back, um passo que faz a pessoa “flutuar”. Se você ainda não viu, precisa ver para acreditar. A curiosidade das pessoas é saber por que parece que a pessoa está andando no ar, se é truque ou real.

Não, não é um truque de edição e qualquer um pode executar o passo. O processo é surpreendentemente simples e só possui duas etapas. Entenda agora como é e aprenda fazer.

Eu aplaudia e me encantava quando Michael Jackson fazia o MoonWalk, seu icônico passo de dança. Ele deslizava para trás como mágica. E era real. Agora um vídeo com mais de 270 milhões de visualizações ensina a executar o Slick Back.

Assim como o Rei do Pop, hoje em dia, outra vertente pop vinda diretamente da Coreia do Sul conquistou fãs pelo mundo todo, o K-Pop. O feito é do usuário do TikTok @wm87.4. Ele publicou vídeos impressionantes em que “anda no ar”, executando a trend Slick Back.

Suas duas postagens já acumulam mais de 270 milhões de visualizações. O primeiro vídeo alcançou 24 milhões de curtidas, enquanto o segundo ultrapassou 7 milhões.

Não demorou para que os influencers da música pop coreana postassem vídeos executando o passo de dança e também ensinando o passo a passo da dança viral.

Como fazer o Slick Back?

O processo do slick back é tão simples que até é difícil de acreditar. Para quem quer se arriscar, aqui vai a explicação. Comece com uma perna elevada no ar enquanto a outra permanece firme no chão. Antes de pisar no chão, arraste o pé no ar. É só fazer o mesmo com o outro pé. Em seguida, o movimento se transforma e cria a ilusão de estar flutuando.

É uma questão de treino, você deve repetir os movimentos algumas vezes para pegar o jeito. Para alguns, logo de cara pode ser um pouco difícil ou até provocar uma queda, mas basta algumas vezes e qualquer um pode conseguir. Veja aqui.

Do cenário k-pop para dançarinos do mundo todo, foi um pulo, ou melhor, um passo. Ídolos do k-pop como Wooyoung, Yunho e Seonghwa do ATEEZ, além de outros grupos como EPEX e ZEROBASEONE, deram seu toque ao desafio, compartilhando vídeos nas redes sociais e interagindo com fãs de uma maneira divertida.

De onde surgiu o Slick Back?

Também conhecido como Jubi Silide, o movimento de dança foi criado por Jubi2fye (@jubi2fye), em 2022. Ele é um Youtuber e TikToker e com seus passos de dança atraiu milhares de curtidas. Naquele ano, as pessoas executavam o movimento de dança, só que de lado, parecendo deslizar no gelo. Depois, como parte de uma tendência viral do TikTok, chamada Aye Aye Slide, o passo era feito em qualquer superfície.

Em 2023, os usuários aderiram ao desafio “A Pimp Named Slickback” e realizam o movimento até com chuteiras de futebol. O nome vem do álbum Classics II, do artista LAKIM, e tem música tocando atrás de versos remixados do personagem titular de The Boondocks .

O próprio criador da dança, Jubifye, criou um tutorial para ensinar a dança e se você se aventurar pelo TikTok verá diversos outros tutoriais com os dançarinos ensinando o Slick Back.

O fato de tantas pessoas terem realizado o movimento desde sua invenção e também porque qualquer pessoa pode aprendê-lo, justificam a trend viral. Agora você já sabe que não existe nenhum truque secreto de câmera, edição de vídeo, telas verdes, nada disso. É apenas mais uma prova de que o corpo humano é capaz de coisas incríveis que nos impressionam e pregam peça nos nossos olhos.