Quem é fã do gênero de comédia pode ou não gostar do chamado besteirol, um tipo de filme em que o humor é mais escrachado. Como opção de diversão, aposta em conteúdos absurdos, sátiras do cotidiano ou paródias de grandes sucessos. Se você gosta do estilo American Pie, vai gostar da seleção dos 10 melhores filmes besteirol na Netflix, na opinião da crítica.
Às vezes o que queremos depois de um dia cheio ou no meio de um feriadão, é poder relaxar, não pensar em nada e rir bastante de situações inusitadas. É aquele momento bobeira, que alguns tem até vergonha de admitir. Para facilitar ainda mais e não precisar nem pensar muito na hora de escolher um título na Netflix, aqui vão 10 filmes besteirol ‘conceituados’ porque foram bem avaliados pela crítica.
Os melhores filmes estilo besteirol da Netflix
Não importa se 5 minutos depois de assisitir você nem se lembre mais do enredo. As risadas ficam na memória. Ou então é só ver de novo e rever, essa é uma característica dos filmes do gênero comédia besteirol. Não há grandes compromissos com assuntos polêmicos ou profundos. O lema é se divertir e a graça está garantida com a seleção abaixo (sem peso na consciência, a crítica até falou bem!).
1- As Branquelas (2004)
Um filme de autêntico besteirol pode sim confrontar estereótipos e trazer a questão entre negros e brancos. Mas não espere que a temática se aprofunde em questões de gênero ou de raça. A graça está nos improváveis disfarces de dois policiais negros transformados em socialites loiras.
Os atores e irmãos Marlon e Shawn Wayans interpretam os também irmãos Marcus e Kevin, agentes do FBI. Após serem demitidos, eles percebem que há uma dupla de socialites, papéis de Anne Dudek e Maitland Ward, que correm risco porque são alvo de um esquema de sequestro.
Os dois assumem o lugar das duas se caracterizando como elas para protegê-las. Entre hilárias situações, o filme também conta com a participação de Terry Crews no papel de um rico homem negro que se apaixona por uma das protagonistas.
2- A Casa das Coelhinhas (2008)
Não tem como falar de comédia besteirol sem citar Adam Sandler. E também é difícil escolher apenas um filme do gênero estrelado por ele. Então, selecionamos esse título bem cotado no catálogo da Netflix, produzido por ele. Anna Faris (outra figurinha carimbada do besteirol) interpreta a protagonista Shelley, uma jovem bonita e sensual que mora na mansão da Playboy, a ‘Casa das Coelhinhas’ do título.
Ao completar 27 anos, Shelley tem que se mudar porque já está muito velha para conviver com as outras garotas na casa. Aí ela resolve tentar a sorte em uma república universitária, mas para conseguir morar lá terá que conquistar as garotas do lugar. No elenco também estão Emma Stone e Colin Hanks.
3- Superbad: É Hoje (2007)
Cenário de festas e formatura é perfeito para filmes besteirol. Então temos um ótimo representante dos melhores do besteirol disponível na Netflix. Seth (Jonah Hill) e Evan (Michael Cera) são dois amigos que querem festejar e perder a virgindade antes de terminarem o ensino médio. A missão se mostra mais difícil do que esperavam.
O filme é uma típica comédia adolescente com os temas recorrentes do gênero como amizade e a complicada passagem para a vida adulta. Superbad já é considerado um clássico do gênero, com boa recepção pela crítica e também pelo público. Além da dupla de protagonistas carismáticos, também foi sucesso de arrecadação após o lançamento.
4- Todo Mundo em Pânico (2000)
O filme que foi um dos primeiros do gênero a fazer paródias de outros filmes e abriu as portas para vários outros que seguiram o mesmo caminho. Paródia de filmes de terror, com várias referências, como obviamente Pânico e O Sexto Sentido. O filme faz rir abordando os principais clichês do gênero terror. É divertido identificar várias referências de cenas memoráveis, tanto que rendeu as continuações Todo Mundo em Pânico 2 e Todo Mundo em Pânico 3 (todos disponíveis na Netflix). Um dos melhores do gênero besteirol raiz dos anos 2000 no catálogo da Netflix.
5- De Férias da Família (2022)
Um besteirol dos mais recentes para sua lista. Kevin Hart é Sonny e Mark Wahlberg é Huck. Eles protagonizam a história de dois amigos que se afastaram com o passar do tempo por levarem vidas bem diferentes. Enquanto Sonny casou e teve filhos, Huck, apesar de quarentão, continuou vivendo como solteiro.
Quando a mulher resolve viajar com os filhos, Sonny decide que é hora de aproveitar um pouco esse momento sozinho, tirando férias DA família. Ao reencontrar Huck os dois vivem momentos de exageros, mas na medida certa para quem curte um besteirol. Os dois vão a uma festa no meio do deserto, roubam uma tartaruga e fogem de um puma selvagem. Apesar das situações insanas, o filme rendeu elogios às atuações dos dois atores e também à direção de John Hamburg (Quero Ficar com Polly).
6- O Virgem de 40 Anos (2005)
Steve Carell escreveu o roteiro e atuou no papel principal como Andy Stitzer, um homem de 40 anos estabilizado na vida com um bom emprego, apartamento próprio e a companhia de uma coleção de bonecos e revistas em quadrinhos. O inusitado está no fato de que, apesar da idade, Andy ainda é virgem. Seus amigos decidem fazer com que Andy perca a virgindade com a mãe solteira Thish (Catherine Keener) , que também tem 40 anos.
A partir daí, Andy vive várias situações engraçadas e constrangedoras a partir dos conselhos contraditórios de seus amigos. O filme foi muito bem nas bilheterias de cinemas e também teve boas críticas. Tanto que, em dezembro de 2005, o filme foi escolhido pelo American Film Institute como um dos dez melhores filmes do ano, sendo o único filme de comédia a constar no Top 10. Fato raro para produções do gênero.
7- Cine Holliúdy (2012)
Não podemos desprezar as produções nacionais, que têm feito sucesso entre o público brasileiro. A história de Cine Holliúdy acontece no interior do Ceará, na década de 1970. O ator Edmilson Filho vive Francisgleydisson, um homem que abriu um cinema na cidade, mas com a chegada da televisão seu negócio vai mal.
O público se diverte com o sotaque e com as expressões locais, o que também foram elogiados pelos críticos. Com a repercussão positiva e grande sucesso alcançado, foi lançada a continuação, Cine Holliúdy 2. Além disso, a Netflix também tem em seu catálogo a série homônima, que conta com duas temporadas.
8- Até que a Sorte nos Separe (2012)
Mais um filme brasileiro entra na lista. Até que a Sorte nos Separe tem ingredientes de sucesso popular em sua receita. A presença do ator Leandro Hassum, várias confusões e sequências.
Hassum interpreta Tino, um pai de família que vê sua vida comum se transformar da noite para o dia quando ganha na loteria. Ao lado da esposa Jane (Danielle Winits), Tino passa a ter uma vida de ostentação, como se não houvesse amanhã. Resultado: gasta todo o dinheiro em 15 anos. Ele aceita ajuda do vizinho Amauri (Kiko Mascarenhas), um consultor de finanças. O detalhe é que Tino tenta evitar que Jane descubra que eles estão quebrados. Assim, ele passará por situações engraçadas para fingir que tudo continua bem.
Apesar de não agradar os críticos, o filme foi muito bem em arrecadação e no gosto popular. Para quem gosta do humor televisivo, estilo Zorra Total e com padrão Globo Filmes, é diversão certa. E para completar, recebeu 2 sequências: Até que a Sorte nos Separe 2 e Até que a Sorte nos Separe 3: a falência final.
9- É o Fim (2013)
Uma comédia sobre o fim do mundo. É o Fim apresenta uma premissa na qual várias celebridades interpretam versões fictícias de si mesmas, enquanto enfrentam o fim do mundo durante uma festa em Los Angeles. Os amigos Seth Rogen e Jay Baruchel participam de uma festa na casa do ator James Franco, que reúne diversas celebridades no local, como Jonah Hill, Rihanna, Jason Segel e Emma Watson.
De repente, algo como um terremoto se revela como sendo o dia do julgamento final. Os seis amigos (Rogen, Baruchel, Franco, Hill, Danny McBride e Craig Robinson) acabam presos no local e torcem para que o mundo pare de acabar do lado de fora. O filme é uma comédia apocalíptica, faz paródia do showbiz e de filmes-catástrofe. As piadas giram em torno do humor autodepreciativo dos atores.
10- Não é Mais um Besteirol Americano (2001)
Para encerrar, não poderia ficar de fora o tema da festa: o besteirol! O próprio gênero ganha destaque na temática deste filme.
Não é Mais um Besteirol Americano satiriza os principais assuntos dos filmes do gênero. Mistura as comédias adolescentes dos anos 90 e a maioria dos estereótipos desse tipo de filme. Já considerado um clássico, entrega o que promete. Personagens e situações clichês que farão os fãs de besteirol darem muitas risadas com as referências.
Janey Briggs (Chyler Leigh) é uma estudante sem muitos amigos e que é rejeitada pelos colegas de escola por sempre usar rabo de cavalo, óculos e uma jardineira velha suja de tinta. Até que Jake Wyler (Chris Evans) faz uma aposta com seus colegas, de que poderá transformar Janey na rainha do baile de formatura. Já o time de futebol americano do colégio, liderado pelo próprio Jack e por Reggie Ray (Ron Lester), enfrenta problemas no campeonato que disputam. O filme apresenta várias tiradas típicas das comédias adolescentes. Para fechar a lista com mais um dos melhores do besteirol de sucesso da Netflix.
Fonte: Olhar Digital
Comentários