O Bluetooth é uma tecnologia de conexão sem fio e de curto alcance. Ele permite comunicação e compartilhamento de dados entre dispositivos, possibilitando que smartphones e computadores sejam conectados a fones de ouvido, caixas de som e até mesmo outros smartphones.
Apesar da tecnologia estar presente nos iPhones e dispositivos iOS, é raro que o Bluetooth seja utilizado para compartilhamento de vídeos, fotos e arquivos. Além disso, muitos usuários ainda se perguntam se é possível usar Bluetooth para trocar arquivos entre o sistema iOS e Android.
Como compartilhar fotos por Bluetooth no iPhone
Para facilitar o compartilhamento de fotos, vídeos e arquivos entre os dispositivos da Apple – seja de um iPhone para outro iPhone ou outro dispositivo Apple, como o iPad e o Mac, a empresa criou o AirDrop.
O AirDrop é um recurso que permite que dispositivos iOS compartilhem arquivos entre si com o mínimo de esforço, desde que estejam fisicamente próximos. A tecnologia usa Bluetooth para transmitir os arquivos por meio de um processo de comunicação de curto alcance. Esses arquivos podem ser de texto, imagem ou outros tipos de arquivos, como listas de reprodução e locais.
O Bluetooth, e portanto o AirDrop, pode não ser o método mais rápido para compartilhar arquivos, mas tem o menor número de requisitos – não precisa de aplicativos, cabos ou hardware, e também não precisa de acesso a uma rede Wi-Fi ou conexão de dados.
Então, caso você esteja atualizando os arquivos entre seus dispositivos iOS ou simplesmente queira mandar fotos para um amigo, o Olhar Digital já disponibilizou um passo a passo de como compartilhar fotos entre iPhones sem internet.
É possível compartilhar arquivos do iPhone para o Android?
A transferência de arquivos e mídia entre iOS e Android com a funcionalidade Bluetooth ainda não é possível. O sistema operacional da Apple restringe os recursos de transferência de arquivos sem fio para dispositivos Android por conta dos problemas de compatibilidade.
No entanto, é possível fazer a troca de arquivos entre esses dois sistemas operacionais usando ferramentas de armazenamento on-line, como o iCloud, Google Drive ou o Dropbox, por exemplo.
Outra opção de compartilhamento de mídia entre iOS e Android são os aplicativos de transferência, como o ShareIt e o Xender – que, assim como as ferramentas de armazenamento citadas acima, também precisam de conexão à internet para funcionar.
Fonte: Olhar Digital
Comentários