A Subaru acaba de se juntar à crescente lista de montadoras que aderiram ao padrão de carregamento da Tesla, conhecido como North American Charging Standard, ou NACS. Segundo o Engadget, a empresa japonesa atualizará seus elétricos a partir de 2025, dando aos consumidores acesso a mais de 12 mil Superchargers Tesla nos EUA. 

O que você precisa saber: 

Vale lembrar que a Toyota, a mais recente a aderir ao sistema Tesla, tem uma pequena participação na Subaru, com ambas compartilhando de suas tecnologias.  

Assim, conforme a Lexus, divisão de luxo da Toyota, anunciou a adoção ao NACS, a Subaru também a seguiu — isso já era esperado não apenas das fabricantes ligadas à Toyota, mas de outras marcas concorrentes, visto que a empresa é conhecida por ser uma das montadoras mais conservadoras na tomada de decisões de negócios.   

Por que as empresas estão aderindo aos carregadores Tesla? 

A expansão de carregadores Tesla para outras marcas faz parte de um acordo com o governo dos EUA, que planeja instalar 500 mil carregadores de EVs nas estradas do país até 2030. 

A empresa de Elon Musk se comprometeu a abrir 7.500 de suas estações de carregamento para veículos de outras marcas até o final de 2024. O objetivo é tornar os carregadores de EVs mais acessíveis no país. 

Não apenas com a Tesla, o governo está se unindo também a outros parceiros para instalar carregadores de veículos elétricos em edifícios residenciais, escritórios, locais públicos e frotas.  

No entanto, as chances do carregamento Tesla se tornar padrão em todo o país são grandes. Os Superchargers da montadora já representam cerca de 60% do total de carregadores rápidos disponíveis nos Estados Unidos e, com os acordos recentes, ficam evidentes os avanços contra o Sistema de Carregamento Combinado (CCS) rival.   

À Reuters, em junho deste ano, a Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) confirmou que planeja fazer uma configuração padrão da indústria do conector de carregamento da Tesla em seis meses ou menos. A organização revelou na época que já estava conversando com a Tesla, o governo dos EUA e outras montadoras para tornar o NACS o sistema padrão do país.