Há cerca de um ano, a OpenAI lançou um chatbot de IA que movimentou o mundo da tecnologia. Nesta segunda-feira (6), a empresa aproveitou o evento DevDay para apresentar várias novidades, uma delas é uma plataforma que permite criar versões personalizadas do ChatGPT.

O que você precisa saber

Celular com ChatGPT aberto no navegador e, ao fundo, a logomarca da OpenAI
(Imagem: Daniel Chetroni/Shutterstock)

A nova plataforma da OpenAI orientará como o criador deseja que o seu GPT interaja com as pessoas. Cada um deles pode acessar à internet, usar o DALL-E e o Code Interpreter da OpenAI, uma ferramenta que permite desenvolver e executar softwares.

Há também uma seção “Conhecimento” para upload de dados personalizados e a função “Actions”, que permite conectar serviços externos para acessar e-mails, bancos de dados e mais (começando com Canva e Zapier).

“Desde o lançamento do ChatGPT, as pessoas têm solicitado maneiras de personalizar o ChatGPT para se adequar às formas específicas de uso”, disse OpenAI em comunicado enviado ao The Verge

Ainda não está claro quais dados de uso os criadores de GPTs terão acesso. A OpenAI afirma que monitorará atividades para bloquear tentativas de fraude, discurso de ódio e “temas adultos” e aceitará apenas GPTs de pessoas que verificaram sua identidade. 

Na primeira conferência de desenvolvedores da OpenAI, a empresa também anunciou uma versão “turbinada” e mais barata do GPT-4, além de um novo marco em número de usuários semanais do chatbot.