Mais um caso envolvendo o uso de inteligência artificial (IA) para a criação de nudes de crianças e adolescentes foi registrado no Brasil. Dessa vez, em um colégio particular no bairro das Graças, na zona norte de Recife, envolvendo meninas de 13 e 14 anos. Uma investigação policial está sendo conduzida.
Deep nude
O que diz o colégio
O Colégia Marista São Luís, que não divulgou o número exato de vítimas, se pronunciou em uma nota oficial, revelando que orientou, prestou atendimento e acompanhou as famílias das vítimas ao fazer as queixas na Delegacia de Apuração de Atos Infracionais – DEPAI e no Conselho Tutelar.
A escola ainda realizou uma reunião com os pais dos estudantes e reiterou o compromisso com campanhas acerca de bullying, ciberbullying, inteligência artificial e redes sociais.
Outros casos de deep nude
Outros casos de deep nude já vieram à tona recentemente. Na semana passada, mais de 20 alunas de um colégio particular do Rio de Janeiro foram vítimas da mesma ação. Elas prestaram depoimento e o caso está em investigação pela polícia.
Ainda, segundo reportado pelo jornal The Washington Post, os casos de “fake nudes” cresceram em 290% desde 2019, com um aumento de 149% no número de vítimas. O Olhar Digital falou sobre o caso aqui.
Fonte: Olhar Digital
Comentários