A BYD quer ampliar sua presença no mercado global. Uma das estratégias é a construção de uma fábrica na Europa. A empresa já investiu no mercado brasileiro, com uma instalação em Camaçari, na Bahia, e viu uma popularização de seus modelos elétricos.

BYD na Europa

Frente de carro da BYD com destaque para logomarca da fabricante
(Imagem: Trygve Finkelsen/Shutterstock)

Desafios

Tudo isso vem com a estratégia de ampliar a presença da BYD globalmente.

A suposta instalação da fábrica na Europa mostra que a montadora está pronta para isso, mas ainda deve enfrentar alguns desafios. O primeiro é a concorrência, considerando que, por lá, a empresa ainda não é tão popular quanto outras montadoras de veículos elétricos, como a Tesla.

O segundo é que a União Europeia está conduzindo uma investigação de 13 meses sobre a recente presença de modelos elétricos baratos fabricados na China na região. Isso poderia resultar em sanções relacionadas à importação, por exemplo, ou outras restrições.

Mesmo assim, a BYD parece estar confiante. Além do boato da nova fábrica local, a vice-presidente executiva da empresa, Stella Li, disse à Bloomberg que, como uma empresa de capital aberto, não está preocupada com nenhum tipo de investigação em curso na Europa.