O regulador antitruste do Reino Unido ganhou esta semana novos poderes legais para adaptar as regras de anúncios políticos direcionados no país. De acordo com a Reuters, as primeiras (e principais) empresas a serem afetadas por normas mais rígidas serão Google e Meta, que já estão na mira das autoridades europeias há algum tempo.

Para quem tem pressa: 

Ainda conforme a agência de notícias, a nova ordem também estabelece que entidades de países terceiros não poderão patrocinar publicidade política na UE nos três meses anteriores a uma eleição. Anúncios que tracem perfis de pessoas com base na etnia, religião ou orientação sexual também estão proibidos. 

As novas regras tornarão mais difícil para os atores estrangeiros espalharem desinformação e interferirem nos nossos processos livres e democráticos. 

 Sandro Gozi, deputado líder do processo no Parlamento Europeu. 

O endurecimento das regras vem em meio ao escrutínio contra redes sociais, como TikTok, no que diz respeito a desinformação. Considerando o tema e a aproximação das eleições do Parlamento Europeu, que ocorrerá em junho do próximo ano, o país acelerou o deferimento da proposta para evitar a interferência estrangeira no período que antecede as urnas. 

Martelo de tribunal colocado em laptop com o logotipo da Meta na tela.
Imagem: mundissima/Shutterstock

Embora as regras, aplicáveis a todo o bloco econômico, entrem totalmente em vigor em 18 meses, as medidas que regulam a ação não discriminatória de publicidade política já estão valendo — em tempo das eleições de 2024. 

Google já prometeu transparência nos anúncios na UE 

Vale lembrar que também entrou em vigor recentemente na UE a Lei de Serviços Digitais (DSA), que exige diversas ações das big techs, incluindo mais transparência em seus processos algorítmicos, bots e anúncios direcionados. 

Em resposta à nova lei, o Google prometeu em anúncio que seria mais transparente com sua publicidade para cumprir as novas regras de conteúdo on-line do país. Assim como as novas regras para anúncios políticos focam em grandes empresas tech, a DSA também é mais onerosa para companhias com muitos usuários, caso da Meta, X, Microsoft, Snap, etc.