O Google anunciou, nesta terça-feira (07), novos recursos – tanto para o seu mecanismo de busca homônimo quanto o navegador Chrome – para ajudar os usuários a encontrar promoções.

Para quem tem pressa:

A busca terá uma página só para ofertas, enquanto o navegador já consegue procurar proativamente códigos de desconto e informações sobre preços, conforme divulgado no blog do Google.

Na publicação, a empresa não especificou se as novidades já valem para usuários globalmente ou se sua disponibilidade está restrita de alguma forma.

Promoções na busca do Google

Montagem com captura de tela de descontos no Google
(Imagem: Reprodução/Google)

A nova página de resultados de busca por ofertas no Google foi projetada para ajudar os usuários a encontrar produtos em promoção de toda a web num só lugar. A página exibirá ofertas em categorias como roupas, eletrônicos, brinquedos e produtos de beleza.

Ela também vai trazer ofertas de diferentes tipos de comércio, incluindo grandes redes de lojas, marcas de comércio direto ao consumidor, varejistas de luxo com várias marcas, grifes e lojas locais.

Os usuários podem percorrer as ofertas por categoria e também ver lojas populares que têm descontos no que estão procurando. Se verem algo de seu interesse, poderão clicar no produto ou visitar o site do comerciante para obter mais informações.

A empresa acrescenta que, se o usuário estiver conectado à sua conta do Google, a página levará em consideração o que a pessoa costuma gostar de comprar.

Para acessar a nova página de ofertas, é necessário pesquisar por “ofertas”. Ou, se o usuário estiver procurando algo específico, pode pesquisar por categorias como “ofertas de tênis”.

Busca por promoções no Chrome

Montagem com captura de tela da página inicial do Chrome com parte de descontos do Google
(Imagem: Reprodução/Google)

O Google também anunciou que seu navegador Chrome agora consegue procurar proativamente códigos de desconto. A partir desta terça, o navegador mostrará produtos que o usuário visualizou recentemente em sites de compras numa parte chamada “Continuar navegando” quando abrir uma nova aba e informará se está atualmente com desconto.

O novo recurso também funciona assim: ao visitar uma página de produto em um site de compras, o usuário pode clicar no novo ícone de etiqueta de desconto na barra de endereços do Chrome para ver os códigos de cupom disponíveis no site que está visitando.

O Google também traz recursos de informações de preços, que já estão disponíveis na busca, para a versão de computador (desktop) do Chrome. Quando essas informações estiverem disponíveis no site de uma loja, o usuário verá um rótulo “Informações de compras” na barra de endereços do Chrome. Uma vez clicado, verá um gráfico de histórico de preços dos últimos 90 dias e a faixa de preço típica para o produto na página atual.

Além disso, o Google facilitou a configuração de alertas de queda de preço tanto no seu mecanismo de busca quanto no Chrome. Ao visualizar um produto na busca no seu celular, agora dá para clicar no ícone de sino ao lado do nome do produto para receber notificações por e-mail e push se o preço do produto diminuir em lojas de toda a web.

Também dá para marcar produtos numa nova pasta de lista de compras no Chrome e receber atualizações de rastreamento de preços.