Você pagaria US$ 500, cerca de R$ 2.500, em um tênis que só pode ser utilizado uma única vez? Talvez a sua resposta tenha sido um evidente não, mas saiba que a Adidas pensa diferente. Por isso, a empresa aposta no Adizero Adios Pro Evo 1, um novo tênis de corrida que promete melhorar os resultados dos corredores, mas que só dura o suficiente para uma maratona.
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Mais leve e disponível apenas para atletas de elite
Polêmicas envolvendo o tênis da Adidas
Ao gastar US$ 500 para correr apenas uma maratona, os tênis se tornam um dos menos sustentáveis que existem. Mesmo com as reclamações, a Adidas disse que pretende manter o preço, o que, acrescentou, “reflete os materiais e designs de alto desempenho dentro do produto”.
O problema é que especialistas afirmam que não há evidências de que o novo produto garanta uma melhor performance na corrida. Além disso, a nova espuma e a nova estrutura nos tênis apresentadas pela Adidas não devem fornecer uma grande vantagem para os corredores. A empresa diz que a nova espuma aumenta a captura de energia, e uma mudança no design do sapato curva a sola para cima perto dos dedos dos pés.
A durabilidade do tênis também é motivo de polêmicas. Normalmente, os equipamentos de corrida duram pelo menos quatro maratonas. No entanto, a Adidas “sacrificou” tanto para deixar o tênis mais leve (e por consequência mais rápido), que a vida útil foi reduzida para apenas uma grande corrida. Alguns especialistas temem que ele mostraria sinais de degradação durante essa própria única maratona, gerando inclusive riscos para os corredores.
O objetivo da Adidas é claro: competir com a Nike, que há muito tempo domina o mercado de tênis de corrida de maratona com sua linha Vaporfly. Uma placa de fibra de carbono na entressola do Vaporfly armazena e libera energia a cada passo. Isso, combinado com uma espuma de entressola chamada Pebax, catapulta os corredores de longa distância para frente, melhorando os tempos em torno de 4% em comparação com os sapatos médios.
Logo após seu lançamento em 2017, com o preço de US$ 250, o Vaporflys ajudou corredores de elite a quebrar recordes. Outras empresas seguiram o exemplo, com New Balance, Saucony e Hoka entre as marcas que lançaram novos tênis com a mesma tecnologia.
Ogora, a novidade da Adidas é cerca de 25% mais leve do que o Vaporfly mais recente. E segundo a empresa, essa diferença de peso pode reduzir cerca de 20 segundos do tempo de um maratonista.
Quando o Vaporfly chegou ao mercado, foram necessários anos de testes para confirmar o aumento de velocidade de cerca de 4% promovido pelo tênis. O mesmo deve acontecer agora com o Adizero Adios Pro Evo 1.
Fonte: Olhar Digital
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