Jogando a vida na Liga dos Campeões, o Shakhtar Donetsk surpreendeu em Hamburgo e acabou com os 100% de aproveitamento do Barcelona na competição. Mesmo longe de sua casa, o time ucraniano foi certeiro, marcou com Sikan e se segurou para vencer por 1 a 0.
Com o resultado, a equipe de Donetsk chega a seis pontos, na terceira posição, e segue vivo no grupo H. Do outro lado, o Barça, mesmo perdendo a invencibilidade, permanece no topo da chave, com nove.
O Barcelona tentou ditar o ritmo em Hamburgo, mas não foi feliz nos primeiros 45 minutos. Lento nas transições, o time de Xavi encontrou dificuldade para furar a marcação adversária e pouco incomodou a meta defendida por Riznyk.
Aos dez, Gundogan foi o primeiro a tentar, em chute da entrada da área, mas a bola subiu demais. Do outro lado, o Shakhtar foi mais objetivo com a bola e quase abriu o placa. Aos 16, Matvienko recebeu com espaço pela esquerda e bateu para defesa de Ter Stegen.
O tempo foi passando, e o panorama seguiu o mesmo. Com a bola na maior parte do tempo, o Barça cercou a área ucraniana e continuou sofrendo para colocar Lewandowski em boas condições.
Até que aos 39 minutos, o time de Donetsk foi certeiro no ataque e abriu o placar. Gocholeishvili recebeu lançamento longo na direita, avançou e cruzou na medida para Sikan, que foi no terceiro andar e testou no contrapé de Ter Stegen, que nada pôde fazer.
No segundo tempo, era esperada uma reação do Barcelona, mas não foi exatamente o que aconteceu. Muito bem distribuído em campo, o Shakhtar continuou bloqueando bem os espaços e contragolpeando sempre que possível.
Logo aos três, Gocholeishvili ganhou dividida com Marcos Alonso e só não ampliou a vantagem ucraniana pois Ter Stegen fez boa defesa. Na sequência, os espanhóis tentaram uma resposta, mas a pontaria continuou sendo um problema…
Contando com a falta de inspiração do adversário, a equipe ucraniana ganhou confiança, colocou a bola no chão e foi mais perigosa durante grande parte da segunda etapa.
Aos 42, inclusive, o brasileiro Newerton chegou a balançar as redes, após boa jogada individual, mas o assistente flagrou impedimento na jogada. A invalidação do gol, entretanto, não mudou a história do jogo e o Shakhtar sacramentou mais uma importante vitória na Champions.
Fonte: Ogol
Comentários